Descubra como a higienização adequada da salada influencia sua saúde e se o uso de temperos pode representar algum risco.
Thyago Soares | 18 de Novembro de 2024 às 11:53
Já ouviu falar que não se come salada em restaurantes? Essa crença popular, muito disseminada por pessoas mais velhas, não foi criada sem fundamento. Apesar de a salada ser um alimento extremamente benéfico para a saúde, a má higienização dos componentes que fazem parte desse prato pode ser perigosíssima para a saúde.
Todos sabemos que montar uma refeição mais colorida é fundamental para manter a saúde em dia. Entretanto, é imprescindível cuidar para que as hortaliças, legumes e verduras estejam devidamente higienizados a fim de evitar problemas de saúde e contaminações.
Segundo especialistas da área da saúde afirmam, a higienização da salada está entre os principais pontos de atenção quando falamos do consumo desse tipo de alimento. Em pesquisa realizada pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), especialistas descobriram que até mesmo as saladas pré-higienizadas podem conter microrganismos causadores de doenças que oferecem riscos para a saúde.
A ingestão de alimentos mal higienizados pode causar inconvenientes como gastroenterite, diarreia e mal estar, além de infecções bacterianas. Sabemos que na correria do dia a dia, muita gente acaba optando por comprar saladas pré-higiênizadas no mercado. Se esse é o seu caso, cuidado! Mesmo comprando saladas pré higienizadas, não se deve deixar de lado a atenção com a higienização dos componentes do prato.
É claro que exagerar na hora de temperar a sua salada pode acabar sendo prejudicial não apenas para o gosto do alimento, mas para o seu organismo. O excesso de sal, por exemplo, é tido como um grande problema.
A utilização de óleos vegetais, no entanto, é encorajada pelos especialistas da área da saúde. "Junto com a pimenta, em molho, não in natura, grandes quantidades de sal são prejudiciais porque promovem um aumento na irritabilidade gástrica. Isso gera uma predisposição à gastrite e, em casos mais graves, até câncer", detalhou o presidente da associação de Nutricionistas, Durval Ribas Filho.
Angélica comenta dietas extremas no início da carreira e fala sobre pressão estética
Cientista trata próprio câncer com vírus que ela mesma desenvolveu em laboratório
Entenda o que é o G20 e qual é o objetivo
Ana Maria Braga relata impacto na voz após contrair Covid pela 5ª vez
Feliz Dia do Radialista: veja 23 mensagens para compartilhar nesta data comemorativa
Após tumor raro, jovem muda cor da pele e deixa todos surpresos