Saiba qual das suas medicações pode ser mais eficaz na hora de proporcionar um emagrecimento rápido e eficaz.
Thyago Soares | 20 de Março de 2025 às 13:00
Os remédios para emagrecer estão entre as medicações mais consumidas nos últimos tempos. Tanto o Ozempic quanto o Mounjaro se tornaram virais pelas suas capacidades de proporcionar um emagrecimento veloz e eficaz. Mas afinal, qual dos dois remédios apresenta o melhor resultado na perda de peso?
Ambas as medicações são recomendadas para o tratamento de diabetes tipo 2 e para a obesidade. Contudo, devido aos ativos presentes em suas respectivas composições, também são eficazes no controle da fome e podem contribuir para a perda de peso.
Pesquisas clínicas já indicavam que a tirzepatida, componente princial do Mounjaro, poderia proporcionar uma redução de peso mais significativa em comparação com outros medicamentos a base de semaglutida, tal qual o Ozempic. No entanto, ainda não havia um estudo direto que comparasse seus efeitos a longo prazo com a semaglutida.
Para preencher essa lacuna, a farmacêutica Eli Lilly conduziu um ensaio clínico envolvendo 751 voluntários dos Estados Unidos e Porto Rico, todos com obesidade ou sobrepeso associado a condições como hipertensão, dislipidemia, apneia do sono ou doenças cardiovasculares.
Os participantes foram separados em dois grupos: um recebeu a dose máxima tolerada de tirzepatida (10 mg ou 15 mg) e o outro foi tratado com a dose mais alta de semaglutida (1,7 mg ou 2,4 mg). O acompanhamento aconteceu ao longo de 72 semanas, aproximadamente um ano e meio.
Ao término do estudo, os indivíduos que utilizaram a tirzepatida apresentaram uma redução média de 20,2% no peso corporal, enquanto aqueles que receberam semaglutida registraram uma perda de 13,7%. Após a análise dos dados, constatou-se que a tirzepatida teve uma eficácia 47% maior em relação ao outro medicamento.
A pesquisa revelou que 31,6% dos voluntários que utilizaram tirzepatida conseguiram reduzir pelo menos um quarto do peso corporal, o que equivale a quase um em cada três participantes. Já entre aqueles que foram tratados com semaglutida, apenas 16,1% atingiram essa marca, representando menos de um em cada cinco.
A tirzepatida e a semaglutida imitam a ação do hormônio GLP-1, influenciando diferentes áreas do corpo. No pâncreas, estimulam a liberação de insulina, ajudando no controle do diabetes. No estômago, desaceleram a digestão, enquanto no cérebro promovem a sensação de saciedade, reduzindo o apetite e contribuindo para a perda de peso.
A semaglutida age imitando o hormônio GLP-1, enquanto a tirzepatida se destaca por ativar tanto o GLP-1 quanto o GIP, potencializando seus efeitos. Por isso, pode ser que os Mounjaro seja mais eficaz na perda de peso.
Apesar disso, vale ressaltar que não é recomendado o uso de qualquer um desses medicamentos sem a supervisão de um médico.
Especialista alerta sobre cirurgia peniana de Tiago Piquilo
4 exercícios para fortalecer joelho e se livrar da dor
Brasil terá vacina contra dengue 100% nacional e de dose única
Por que a filha de Lexa faleceu? Entenda o que aconteceu