A dieta do ovo pode oferecer riscos para a saúde, como o aumento do colesterol, e é necessário atenção ao aderir a esse regime.
A dieta do ovo acabou ganhando muita notoriedade recentemente e muitos novos adeptos. Isso se deve ao fato de nomes como Virgínia Fonseca, dona da WePink, e Gracyanne Barbosa, musa fitness, revelarem serem adeptas desse regime alimentar.
O regime alimentar baseado em ovo promete um emagrecimento rápido, eficaz e seguro. Muita gente acredita que essa dieta beneficia o ganho de massa muscular por ser rica em proteínas e vitaminas. Contudo, especialistas alertam que a dieta do ovo não possui apenas benefícios para a saúde.
"Nutricionalmente falando, a dieta do ovo realmente oferece mais saciedade por ser rica em proteínas, algo que já sabemos. O ponto é: não resolve a fome emocional. Quem consegue viver nessa dieta para sempre? Quando a pessoa volta para sua rotina normal, ela tende a recuperar o peso perdido porque a vida dela não é comer só ovo todos os dias", advertiu a nutricionista Bruna Abrão em entrevista ao Terra.
3 motivos para não adotar a dieta do ovo
1. Aumenta os riscos de colesterol alto
Mesmo para aqueles que equilibram a ingestão elevada de ovos com outros alimentos, o colesterol encontrado na gema pode trazer impactos negativos. Consumir uma quantidade moderada de gemas diariamente não oferece grandes riscos, mas ultrapassar o limite recomendado de 12 ovos por semana, comendo quatro a cinco por dia, pode ser prejudicial.
2. Risco de efeito sanfona
Quando alguém abandona uma dieta extremamente restritiva, o peso perdido tende a retornar. Isso ocorre porque seguir um regime alimentar tão rígido a longo prazo é insustentável. Além disso, dietas que prometem emagrecimento acelerado geralmente não oferecem resultados permanentes.
3. Pobreza nutricional
Embora o ovo seja amplamente reconhecido como um alimento nutritivo, depender exclusivamente dele para sustentar a saúde é inviável. Isso porque ele não contém todos os nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo, nem fornece a variedade de calorias necessárias para a produção adequada de energia.