O caminho mais seguro para manter a saúde é por meio da informação. Saiba agora o que é mito e o que é verdade quando o assunto é saúde.
Julia Monsores | 15 de Junho de 2020 às 12:30
O caminho mais seguro para manter a saúde é por meio da informação. E foi pensando nisso que criamos este slideshow. Saiba agora o que é mito e o que é verdade em 39 questões respondidos por médicos.
FALSO! Só os micróbios podem nos deixar doentes. Você pode sair no maior frio com o cabelo molhado; se não houver germe, não vai nem espirrar. Mas há uma correlação entre baixa temperatura e doenças respiratórias. A razão para isso é que os vírus que causam o resfriado comum prosperam em baixa temperatura. Outra razão para as pessoas ficarem mais doentes no frio é por ficarem mais tempo em ambiente fechado com muitas pessoas.
VERDADEIRO! Um estudo de 2012, com mais de 1,1 milhão de pacientes infartados, constatou que 31% dos homens e 42% das mulheres não sentiram dor no peito antes do infarto. A Associação Cardíaca Americana recomenda procurar a emergência também no caso de outros sintomas, como falta de ar, tontura e dor em qualquer ponto da parte superior do corpo. Para saber mais sobre infarto, veja 7 fatos sobre o infarto feminino que todas as mulheres devem conhecer!
FALSO! É o que os pesquisadores chamam de “paradoxo da obesidade”, embora “paradoxo do excesso de peso” fosse mais exato. A obesidade está ligada a uma série de problemas de saúde, inclusive mortalidade por qualquer causa, mas no caso do excesso de peso os indícios não são suficientes. Uma revisão recente de 10 estudos com mais de 190 mil participantes constatou que pessoas um pouco acima do peso tinham a mesma longevidade dos adultos com peso normal, embora com risco mais alto de doença cardíaca.
No entanto, é importante salientar que a obesidade pode causar sérios danos à saúde. Sendo assim, é muito importante manter uma dieta equilibrada e a prática de atividade física regular.
VERDADEIRO! A maior parte da lesão de pele das queimaduras vem da reação inflamatória, e o gelo pode lesionar as células e piorar a situação. Em vez disso, mergulhe a queimadura em água fria durante uns cinco minutos. Depois, lave com sabão neutro e aplique uma pomada antibiótica. Para saber mais veja a nossa matéria sobre como tratar queimaduras leves ou graves.
FALSO! Os antitranspirantes impedem temporariamente a saída do suor, e alguns cientistas acharam que o acúmulo nos dutos poderia causar tumores. Mas a pesquisa não confirmou a teoria, e o maior estudo até hoje sobre o assunto não encontrou nenhuma ligação entre o câncer e os desodorantes ou antitranspirantes.
VERDADEIRO! Um estudo de 2017 mostrou que, quando transeuntes realizam a RCR (reanimação cardiorrespiratória) em pessoas com parada cardíaca, a taxa de sobrevivência é mais alta se empregam compressões torácicas ininterruptas em vez de parar para fazer a respiração boca a boca. Mas atenção, não saia por aí bancando o herói ou heroína. Se precensiar alguém passando mal, ligue para a emergência e peça ajuda e orientações de como agir. E para evitar acidentes, veja a nossa matéria com 7 erros perigosos em primeiros socorros!
VERDADEIRO! Durante várias horas após o golpe, é bom manter a pessoa acordada e acompanhar os sintomas. Mas, depois disso, cochilar e dormir bastante à noite é recomendado para auxiliar a recuperação.
FALSO! Inclinar a cabeça para trás pode fazer você engolir sangue, o que irrita o estômago e pode provocar vômitos. É melhor inclinar a cabeça um pouco para a frente e fechar as narinas com os dedos durante 10 minutos. Veja aqui 7 ações simples que podem ajudar a interromper o sangramento nasal.
FALSO! Embora algumas pessoas que têm essa tendência natural possam se sentir melhor com um plano alimentar de refeições pequenas, outras não ficarão satisfeitas, e a dieta não dará certo. A meta é prestar atenção no total de nutrientes e calorias que você ingere nas refeições, não no modo de dividi-las. Veja aqui 10 dicas para fazer refeições saudáveis no dia a dia.
FALSO! As cenouras receberam a fama de melhorar a visão graças à substância que lhes dá a cor: o betacaroteno, que se converte em vitamina A – e esta vitamina ajuda os olhos a enxergarem melhor no escuro. Mas o processo de conversão não é muito eficiente, e depois de uma determinada quantidade o corpo para de converter. Para melhorar a visão, coma verduras ricas na própria vitamina A, como couve e espinafre.
FALSO! A ideia de que a cafeína é um diurético que deixa o corpo sem fluidos não se justifica. Na verdade, os estudos mostram que quem toma café e chá não vai ao banheiro mais vezes do que quem só toma água. Uma xícara de café conta como parte da ingestão de líquidos e realmente ajuda a hidratar.
FALSO! Seguir o senso comum e pôr uma colher na boca da pessoa não impedirá que a língua enrole e pode prejudicar os dentes ou os maxilares. Em vez disso, vire a pessoa de lado para evitar que engasgue com saliva ou vômito e apoie a cabeça dela numa almofada.
VERDADEIRO! A geladura anestesia a pele, que pode se queimar sem que a pessoa perceba quando aproximada de um radiador, do fogo ou de uma almofada térmica. É melhor mergulhar a área em água morna.
FALSO! As duas principais causas de úlceras estomacais são os analgésicos não esteroidais, como aspirina e ibuprofeno, e a infecção pela bactéria Helicobacter pylori. O estresse pode piorar a úlcera existente (e ter uma úlcera pode provocar estresse), mas a ciência atual mostra que ele não é uma causa direta.
VERDADEIRO! “Com muita frequência, os pacientes cardíacos usam a doença como desculpa para reduzir a atividade física, quando deveriam fazer o contrário”, diz o Dr. Salim Virani, presidente do Conselho de Prevenção da Doença Cardiovascular do Colégio Americano de Cardiologia. O padrão de 20 a 30 minutos quase todo dia ajuda a fortalecer o coração. Converse com seu médico sobre uma rotina segura.
FALSO! Antigamente se pensava que o colesterol dos alimentos aumentaria o nível de colesterol no sangue e, portanto, o risco de doença cardíaca. Um estudo recente com mais de 400 mil adultos mostrou que comer um ovo por dia aumenta o bom colesterol e reduz em 18% o risco de morte cardiovascular.
Leia também: 9 fatos que você precisa saber sobre os ovos
FALSO! Pode cansar os olhos a curto prazo, mas não há prova de que cause algum dano duradouro. Quando ler, posicione a luz de modo que ilumine diretamente a página, em vez de vir de trás do ombro, para reduzir o ofuscamento. Confira aqui as melhores dicas para aliviar olhos cansados!
VERDADEIRO! As crianças pequenas têm mais tendência a vomitar depois de acessos de tosse porque seu reflexo faríngeo é mais sensível, mas também pode acontecer com adultos. Geralmente não é um problema grave, mas, se não parar de vomitar, procure um médico.
FALSO! Estudos recentes não encontraram nenhuma ligação entre estalar as articulações e a artrite. Mas alguns estudos mostraram que estalar os dedos pode resultar em dano (e inchaço) dos tecidos moles e redução da força da pegada.
Leia também: 11 piores alimentos para quem tem artrite
VERDADEIRO! Não há nenhuma prova científica de que 8 seja o número mágico. Você pode precisar de mais ou menos do que isso, dependendo de fatores como o clima e o tamanho do corpo. Para ter certeza de que está obtendo o suficiente, basta beber água o dia inteiro.
VERDADEIRO! “Não há dúvida de que se curvar faz mal às costas. Mas o contrário também é verdadeiro”, diz o Dr. Neel Anand, professor de cirurgia ortopédica e diretor médico de cirurgia traumatológica da coluna do Centro da Coluna Cedars-Sinai, em Los Angeles. “Sentar-se ereto tempo demais sem pausas também provoca tensão.” Quando estiver sentado, mantenha a região lombar apoiada e as pernas descruzadas, com os joelhos dobrados em 90 graus, e levante-se para se alongar mais ou menos de meia em meia hora.
FALSO! É menos provável que a pele escura se queime, mas ela não é imune aos raios UV prejudiciais nem ao dano que eles causam. Todos os tipos de pele precisam de protetor solar. Veja aqui como escolher o protetor solar ideal para você.
FALSO! Cerca de 20% a 30% das pessoas com doença de Lyme nunca apresentarão o eritema clássico. Outros sintomas a observar são febre, dor de cabeça, dor muscular e inchaço nas articulações e nos nódulos linfáticos.
FALSO! Idosos costumam dormir menos em consequência de doenças crônicas mais comuns na velhice e dos remédios usados para tratá-las. Mas isso não significa que precisem de menos sono. Embora a necessidade de sono varie de pessoa para pessoa, os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA recomendam que a maioria dos adultos durma pelo menos 7 horas para ter boa saúde.
FALSO! Você pode transferir micróbios para o sabonete quando se lava, mas eles não durarão o suficiente para se espalhar. O estudo mais rigoroso sobre o tema, publicado em 1965, constatou que, no sabonete, as bactérias morrem em minutos e não são transmitidas à próxima pessoa que o usa.
VERDADEIRO! Embora os estudos não tenham identificado quais bactérias “boas”, cepas de leveduras e doses são mais úteis contra a diarreia, a pesquisa é promissora. Há indícios de que os probióticos previnem ou reduzem a diarreia associada aos antibióticos e aliviam sintomas em pessoas com síndrome do intestino irritável. Outros possíveis benefícios são emagrecimento, prevenção de resfriados e proteção contra cáries, embora os estudos não sejam conclusivos.
VERDADEIRO! Conforme o corpo se prepara para espirrar, a pressão aumenta nos pulmões. Quando o corpo tenta pôr o ar para fora, é preciso que ele saia por algum lugar – e, se você tapar o nariz e a boca, ele pode ir para os ouvidos. Em casos raros, mandar o espirro nessa direção provoca lesões como a ruptura do tímpano.
VERDADEIRO! Todo ano, há mais de uma cepa do vírus da gripe em circulação. Pegar uma delas (ou tomar a vacina específica) não protege você nem sua família das outras cepas. Por isso é importante tomar medidas preventivas cotidianas na temporada de gripe: cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando tossir ou espirrar e lavar as mãos frequentemente com água e sabão. Confira 15 doenças que você pode prevenir ao lavar as mãos.
FALSO! “A recuperação da depressão, mais do que possível, é realmente provável quando a pessoa recebe o tipo e a quantidade de ajuda específicos e necessários”, diz Mark Henick, defensor da saúde mental. “Quando se combina medicação e terapia psicológica, com apoio social como moradia, emprego e envolvimento, temos o padrão ouro da recuperação.”
FALSO! Mesmo que esteja novamente em plena forma, continue tomando o remédio como foi receitado. Como os sintomas às vezes somem antes do fim da infecção, você pode adoecer de novo – e dessa vez o problema será mais resistente ao antibiótico.
FALSO! Quando enxágua com água ou antisséptico bucal sem flúor, você cospe o flúor que previne as cáries sem lhe dar tempo suficiente para agir. Se ainda acha que precisa enxaguar, os estudos indicam que é melhor usar só um pouquinho de água para lavar a espuma da pasta e cuspi-la. Isso manterá mais flúor em seus dentes.
FALSO! É verdade que as células cancerosas tendem a obter seu combustível do açúcar, mas isso não significa que comer menos açúcar vá prevenir ou desacelerar o câncer. O corpo produz sua própria glicose quando você come menos açúcar, o que nega qualquer benefício na luta contra o câncer. Dito isso, a obesidade é um fator de risco para determinados cânceres, portanto ficar longe da lata de biscoitos ainda tem um efeito anticâncer indireto.
VERDADEIRO! Parece que tudo o que faz o coração disparar causa tensão no órgão, mas cada vez mais indícios mostram exatamente o contrário. Estudos indicam que o consumo de 3 xícaras de café por dia está ligado a um risco menor de problemas cardiovasculares. Os antioxidantes do café podem ter seu papel, e a cafeína talvez acelere os processos celulares que reparam o coração.
FALSO! A pesquisa constatou que corredores recreativos não estão sujeitos a risco maior de sintomas de artrite no joelho nem de outros problemas ortopédicos. Na verdade, correr pode fortalecer os músculos que estabilizam o joelho, o que ajuda a evitar lesões e artrites.
FALSO! Quando toma um copo de quentão, você pode se sentir mais quente, com o rosto corado, porque o álcool dilata os vasos sanguíneos e leva o sangue quente para mais perto da pele. Mas essa sensação de calor também faz você parar de tremer, o que, na verdade, baixa a temperatura do interior do corpo.
FALSO! Há quem demonstre preocupação com substâncias usadas em quantidade vestigial em algumas vacinas, como sais de alumínio, formaldeído e timerosal, um conservante baseado em mercúrio, que poderiam provocar autismo. Mas não se comprovou que essas substâncias façam mal na dose pequena usada nas vacinas. Também não há indícios de que vacinas múltiplas ou combinadas, como as recomendadas para crianças, enfraqueçam o sistema imunológico e provoquem autismo, como temem alguns.
VERDADEIRO! O câncer colorretal é o terceiro tipo de câncer mais comum em homens, mas o segundo mais comum em mulheres. Estima-se que em 2018 tenha havido no Brasil 36.360 novos casos, sendo 17.380 em homens e 18.980 em mulheres.
FALSO! Até o fim da década de 1960, a quantidade de radiação emitida pelos televisores não era regulamentada, e algumas pessoas temiam que sentar-se perto demais causasse problemas. Os televisores modernos não apresentam esse risco. Fitar qualquer coisa por muito tempo cansa os olhos, mas não causa dano permanente.
FALSO! As vacinas contêm vírus desativados para provocar a reação imunológica. Você pode ter alguns efeitos colaterais depois da vacina, como dores no corpo ou febre baixa, mas, se seu sistema imunológico não estiver comprometido, é improvável que tenha uma gripe de verdade.
Como parar de menstruar? Ginecologista revela 5 formas de suspender a menstruação
7 mitos sobre a menstruação que você precisa esquecer
Cabelos e unhas: descubra agora o que é mito ou verdade
50 segredos que seu dentista jamais contaria a você
12 coisas que o pediatra não te conta – mas nós sim!
33 coisas que os médicos fazem para evitar doenças cardíacas