Especialistas alertam pais para redobrarem a atenção com a saúde ocular das crianças durante as férias escolares.
Douglas Ferreira | 10 de Janeiro de 2025 às 17:31
Que o verão é uma época perfeita para relaxar e fazer atividades ao ar livre, você já sabe. Mas você sabia que essa época do ano também exige atenção especial à saúde ocular das crianças? Segundo o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, diretor executivo do Instituto Penido Burnier, o contato sem limites com telas e a falta de exposição ao sol estão entre os principais fatores que contribuem para o aumento da miopia, uma condição que dificulta a visão à distância.
Uma pesquisa apresentada no Congresso Mundial de Controle da Miopia, em 2024, revelou dados impressionantes sobre os efeitos da exposição ao sol na saúde ocular. Realizado em Taiwan, o estudo acompanhou quase 3 milhões de crianças e demonstrou que a exposição de 2 horas diárias ao sol pode reduzir significativamente a prevalência de problemas de visão.
Você pode gostar também de:
Isso ocorre porque a radiação UV estimula a produção de dopamina no olho, um hormônio que fortalece as fibras de colágeno da córnea e da esclera, ajudando a controlar o crescimento do comprimento axial do olho – fator diretamente relacionado ao avanço da miopia.
“O contato com o sol também diminui a resistência à insulina que causa o diabetes tipo 2, fortalece a saúde óssea, o sistema respiratório e a imunidade através da síntese e absorção da vitamina D”, salienta Leôncio Queiroz Neto.
As crianças nem sempre conseguem perceber que têm dificuldades para enxergar. Alguns sinais de alerta incluem:
Ao notar esses comportamentos, procure um oftalmologista para uma avaliação detalhada.
Embora não tenha cura, a miopia pode ser controlada por meio de tratamentos avançados que desaceleram o crescimento axial do olho. Entre as opções estão:
O ideal é realizar atividades ao ar livre antes das 10h ou após as 16h, quando os raios solares são menos agressivos.
O oftalmologista Leôncio Queiroz Neto ressalta ainda que a exposição da criança ao sol sem lentes com filtro UV não deve ultrapassar duas horas. Isso porque, o sol tem efeito cumulativo nos olhos e o excesso de exposição pode causar catarata precoce e degeneração macular. Sendo assim, o especialsita recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV para prevenir danos à visão.
"A escolha do tipo de lente para proteger a visão da criança dos efeitos nocivos do sol depende da faixa etária”, afirma. Até 8 anos de idade, o sistema visual está em desenvolvimento e deve ser exposto a uma grande variação de luminosidade para atingir sua plenitude. Por isso, nesta faixa etária as lentes fotossensíveis são as mais indicadas – filtram 100% da radiação sem deixar os olhos expostos à baixos índices de luminosidade o tempo todo.
Com as férias em curso, este é o período perfeito para agendar um check-up oftalmológico. Além de prevenir problemas de visão, hábitos saudáveis, como a exposição responsável ao sol e o controle do tempo nas telas, ajudam no desenvolvimento geral das crianças e preparam-nas para o retorno às aulas com mais saúde e disposição. Proteja os olhos dos pequenos e garanta um futuro mais nítido e saudável!
Você sabia? Teste simples revela qual dos seus olhos é o mais poderoso
Transplante de células-tronco restaura visão de pacientes e traz esperança
Oito pacientes perdem olho após infecção bacteriana em mutirão de cirurgias de catarata no RN