Confira o calendário completo de vacinação para 2023 e coloque sua Caderneta Vacinal em dia!
Laura Oliveira | 2 de Fevereiro de 2023 às 12:55
O Ministério da Saúde divulgou o cronograma do Programa Nacional de Vacinação para o ano de 2023. De acordo com os dados, as ações terão início no dia 27 de fevereiro e serão divididas em etapas que foram organizadas de acordo com os estoques de vacinas e a ordem das encomendas.
A primeira etapa irá contar com a aplicação das doses de reforço contra a Covid-19. Segundo o calendário, haverá uma intensificação da campanha de imunização contra a influenza. Para maio, está prevista uma ação de multivacinação em escolas, contra o sarampo e a poliomielite. Confira agora o cronograma completo!
Confira o cronograma completo do Ministério da Saúde e se programe para colocar em dia sua Caderneta de Vacinação!
A primeira etapa terá seu foco voltado para a próxima dose da vacina contra Covid-19, que se trata de um reforço com a vacina bivalente. A estimativa é que, nesta etapa, 52 milhões de pessoas sejam vacinadas.
A segunda etapa do cronograma do Ministério da Saúde segue na intensificação do esquema vacinal contra a Covid-19.
A terceira etapa prevista pelo calendário vacinal visa a vacinação contra a Covid-19 para toda a população com mais de 12 anos. A programação inclui toda a comunidade escolar - da educação infantil ao ensino médio - com duas semanas de atividades de orientação e mobilização.
Além dos alunos, haverá comunicação com pais e responsáveis sobre a necessidade de levar a Caderneta de Vacinação para ser avaliada.
Nesta etapa, de acordo com o cronograma, o foco estará voltado para a vacinação contra a Influenza.
A etapa 5 estará voltada para a multivacinação de poliomielite e sarampo nas escolas. A estratégia contará com duas semanas de atividades com o intuito de comunicar estudantes, pais e responsáveis sobre a importância da vacinação e reduzir a porcentagem de não vacinados.
De acordo com o pediatra e presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) Juarez Cunha, no Brasil, de 100 crianças, 30 não estão adequadamente vacinadas e correm risco. Entenda detalhes sobre um possível surto de poliomielite no Brasil.
E aí, curtiu essa matéria? Então não esqueça de seguir a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais!
Maioria dos internados na nova onda de Covid-19 são idosos ou pessoas com vacina atrasada
Herpes-zóster: saiba quem pode tomar a vacina
8 dúvidas sobre a vacina contra a Covid-19 respondidas
Comprovante de vacinação online: como acessar o certificado pelo celular?
Qual a eficácia da vacina da Janssen, reações e tudo o que você quer saber
Quais as reações à CoronaVac, eficácia e outras dúvidas respondidas