Ministério da Saúde amplia faixa etária de vacina contra a dengue

Saiba quem será beneficiado com a ampliação da faixa etária da aplicação da vacina contra a dengue!

Thyago Soares | 24 de Junho de 2024 às 16:35

Entenda sobre a ampliação da vacinação contra a dengue. - Jay_Zynism / iStock

A vacinação contra a dengue foi ampliada pelo Ministério da Saúde! O combate contra a dengue vem se ampliando aos poucos, uma vez que a doença acabou tendo uma epidemia ao longo de 2024. Entretanto, o órgão público fez a ampliação para evitar a perda de doses de vacina!

Leia também: 5 mitos sobre a dengue que você sempre acreditou

O Ministério visa acelerar a aplicação de doses com data de vencimento próximas, mais especificamente entre os dias 30 de junho e 31 de julho desse ano. Quer saber quais são as pessoas que vão poder se beneficiar da ampliação da faixa etária? Vamos contar para você.

Ministério amplia a faixa etária de vacina contra a dengue

Em nota, o Ministério da Saúde pontua que mantém a recomendação de que as doses de vacina sejam ministradas em pessoas na faixa etária de 10 a 14 anos de idade, entretanto, municípios que tenham excesso de doses próximas da data de vencimento devem aplicar as vacinas em 6 a 16 anos de idade.

Em estados que possuam municípios que ainda não tenham recebido as doses do imunizante, devem receber o remanejamento das doses para que elas sejam aplicadas. Se essas estratégias não bastarem para que seja feito o aproveitamento de todas as doses de vacina que estão próximas ao vencimento, é possível que aconteça uma ampliação ainda maior da estratégia.

Caso não seja o suficiente, é possível que a aplicação das doses seja ampliada para o limite etário recomendado nas especificações do imunizante, que abarca pessoas de 4 a 59 anos e 11 meses de idade, tudo conforme a disponibilidade da vacina.

Ao todo, foram adquiridas 5,2 milhões de doses, bem como foi realizada a doação de 1,3 milhão de vacinas por parte do laboratório. Os imunizantes doados possuem uma validade mais curta e acabaram sendo entregues antes da chegada dos primeiros lotes comprados.


Fontes:

saúde dengue prevenção vacinação