Ter sobrancelhas bem desenhadas e preenchidas é o sonho de muitas mulheres, que recorrem à micropigmentação para obter esse resultado.
Ter sobrancelhas bem desenhadas e preenchidas é o sonho de muitas mulheres, que recorrem à micropigmentação para obter esse resultado que valoriza o olhar.
A técnica, que se popularizou nos últimos anos, promete efeitos prolongados por meio da aplicação de pigmentos na pele — de maneira bem parecida a uma tatuagem, com a diferença de que costuma durar cerca de 18 meses. Além da sobrancelha, esse procedimento estético também pode ser feito na região dos lábios, após o preenchimento labial, para dar mais cor à região; e até mesmo ao redor dos olhos, funcionando como um lápis de olho permanente.
Leia também: Harmonização facial – tudo o que você precisa saber sobre técnica
Porém, para a infelicidade de muitas pessoas, nem sempre os resultados da micropigmentação ocorrem conforme o desejado.
“Muitas clientes vem em busca da remoção da micropigmentação feita anteriormente, porque não encontraram em outros estúdios um resultado satisfatório”, alerta a especialista e professora da técnica, Deise Damas.
Para evitar futuras insatisfações, Deise Damas alerta que é importante conhecer algumas questões sobre a micropigmentação de sobrancelhas. Por isso, confira agora algumas dicas da especialista!
Procure saber qual técnica de micropigmentação será usada na sobrancelha
Atualmente, há muitas técnicas de micropigmentação de sobrancelhas, cada uma trazendo um efeito diferente. Por isso, antes de escolher a sua é importante conversar com o profissional para que ele escolhe a que mais se adeque às suas necessidades e características.
“Temos a micropigmentação compacta, que deixa as sobrancelhas bem marcadas; a shadow, que dá um leve efeito de maquiagem; a ombré, que é mais clara em alguns pontos; a 3D, que desenha os fios simetricamente e assimetricamente, dando um leve efeito sombreado ao fundo; a técnica de micropigmentação fio a fio, em que os fios são feitos na mesma direção dos pelos existentes, gerando a ilusão de sobrancelhas mais cheias; e a mix, que é uma combinação da fio a fio com a shadow”, explica a especialista.
Entenda a converse com a profissional sobre a tonalidade da micropigmentação
Para evitar surpresas desagradáveis e tons mais escuros do que os desejados em suas sobrancelhas, converse com o profissional antes e alinhe suas expectativas.
“Existem diversos tipos e cores de pigmentos, incluindo orgânicos e inorgânicos. Na técnica, a profissional deve levar em conta sempre a cor da pele, do cabelo e dos pelos naturais da sobrancelha”, explica.
Além disso, Deise Damas destaca que, antes do procedimento, é importante que o especialista analise qual será a espessura dos fios.
“O profissional deve sempre se basear nas medidas do rosto e de pelos de outras partes do corpo para decidir qual a melhor opção de cor e espessura dos fios”, destaca Deise, que afirma que pessoas com poucos pelos pode investir no procedimento e também obter ótimos resultados.
Conheça previamente os efeitos da micropigmentação de sobrancelhas
Como cada técnica confere um efeito diferente, é importante que você conheça a diferença entre cada um deles. De acordo com Deise, para quem deseja sobrancelhas mais marcadas, técnicas como Shadow, Ombré e Mix são aconselháveis, pois substituem a make na região.
“A primeira, por exemplo, deixa um efeito sombreado, dando um efeito de mais volume na região. Já a Ombré é uma micropigmentação no formato degradê, usando um tom mais escuro no arco da sobrancelha e mais claro nas extremidades”, detalha.
Quais são os cuidados necessários pós micropigmentação?
Após o procedimento, que dura em torno de uma hora e meia, é necessário ter alguns cuidados para garantir os resultados e não pôr sua pele em risco.
“Não se deve ter exposição ao sol durante os primeiros quinze dias. Por isso, recomendo aos clientes que evitem praia e piscina. Também é importante não coçar a região ou retirar a casquinha da cicatrização, além de não passar produtos com ácidos na primeira semana”, explica a especialista.
Os resultados, que podem durar até 18 meses, podem ser observados logo após o procedimento. E, de forma geral, não é necessário nenhum retoque.
Revertendo a micropigmentação de sobrancelhas
Se você fez uma micropigmentação de sobrancelhas, mas não gostou do resultado, saiba que é possível revertê-lo.
“Hoje temos técnicas e materiais inovadores. Assim, o processo tornou-se menos dolorido e mais natural”, explica Deise Damas.
Segundo a profissional, existem técnicas de remoção a laser ou com despigmentação química. “Na maioria dos casos, no máximo três sessões são suficientes para remover a micropigmentação”.
Além disso, Deise explica a importância da experiência e conhecimento do profissional que irá realizar o procedimento.
“Podemos utilizar duas técnicas, a laser e a outra com ácidos. O laser transforma o pigmento em minúsculas partículas que são eliminadas pelos glóbulos brancos. Na outra técnica, podemos utilizar os ácidos glicólico, tricloroacético ou lático. Por meio do dermógrafo, aplicamos o ácido no local da micropigmentação. É um processo mais lento”.
Contraindicações
Apesar de ser um procedimento simples e seguro, existem algumas restrições. Assim, devem evitar a micropigmentação de sobrancelhas:
- Diabéticos;
- Gestantes e lactantes;
- Pessoas com anemia;
- Alérgicos aos componentes dos materiais;
- Pessoas com problemas de cicatrização na pele.