Saiba o que é o metanol, substância usada para adulterar bebidas destiladas e que causou casos severos de intoxicação.
Os casos de intoxicação por metanol ganharam os holofotes na imprensa e nas redes sociais, afinal, muitos indivíduos sofreram consequências graves após ingerir essa substância. Uma moradora de São Paulo chegou até mesmo a perder totalmente a sua visão, mas afinal, o que é o metanol? Vamos te explicar o que é essa substância que vem causando medo.
O que é metanol e como ele difere do álcool de consumo
De acordo com publicação da Agência Brasil, o metanol, que também chamado de álcool metílico, cuja fórmula química é CH₃OH, e é o álcool mais simples que existe. O líquido é incolor, inflamável, com cheiro e sabor semelhantes ao etanol, o tipo de álcool utilizado para fazer bebidas, e por essa razão é utilizado para adulterar líquidos alcoólicos, especialmente as bebidas destiladas, como a vodka e o gim.
Diferentemente do etanol, que é metabolizado de forma relativamente segura em nosso corpo, o metanol é convertido em substâncias altamente tóxicas, como formaldeído e ácido fórmico, que danificam órgãos vitais, especialmente os olhos e o sistema nervoso central.
Legitimamente, o metanol é amplamente usado como solvente industrial, matéria-prima na produção de formaldeído, na fabricação de produtos químicos, biodiesel e como aditivo em processos industriais não destinados ao consumo humano.
Por que a substância aparece em bebidas adulteradas
A adulteração de bebidas com metanol ocorre muitas vezes por motivação econômica, uma vez que esse tipo de álcool é mais barato do que o etanol e pode ser misturado clandestinamente para aumentar volume ou reduzir custos.
Em situações de produção amadora, como destilação caseira sem controle ou má supervisão, parte do metanol pode ser gerado inadvertidamente como subproduto. Sinais como preço muito baixo, embalagem com lacre danificado, erro grosseiro de impressão ou odor semelhante a solvente devem servir como alerta para bebida potencialmente adulterada.
Conheça os principais sintomas causados pela intoxicação por metanol e saiba como ocorre o diagnóstico e o tratamento!
O metanol é um composto extremamente tóxico e que não deve ser ingerido em hipótese alguma. Reconhecer sinais de adulteração e evitar bebidas suspeitas são medidas essenciais para prevenir que coisas mais graves venham a acontecer. Se houver suspeita de intoxicação, procurar atendimento médico imediatamente pode proteger a visão e salvar vidas.