Não existe menstruação durante a gravidez. Porém, o sangramento vaginal é possível, entenda o porquê
Cadu Guarieiro | 27 de Abril de 2023 às 10:44
Muito se escuta sobre histórias envolvendo a menstruação durante a gravidez. No entanto, não passam de uma confusão. A mulher grávida não menstrua! O que pode ocorrer é um breve sangramento no início da gestação, resultado da nidação.
Leia também: 6 doenças que podem tornar o ciclo menstrual irregular.
Nidação é o processo de fixação do óvulo fecundado na parede do útero, chamada de endométrio. Ainda que na maioria das mulheres a nidação não apresente sintomas, é possível que ocorra um sangramento, contudo, diferente do ocorrido durante a menstruação.
Enquanto a nidação representa o estágio inicial da gestação, a menstruação é o contrário, ela é a descamação do útero quando não há fecundação.
A primeira diferença capaz de ser notada entre os dois fenômenos é o sangue. Enquanto na nidação, o sangue é de pequena intensidade e até mesmo aguado, durando de um a dois dias, na menstruação ele é de intensidade superior e maior duração.
Outro ponto para ficar de olho é na coloração do sangue, na nidação, tende ser em tom amarronzado ou rosado, já na menstrução o vermelho é mais vivo.
Ainda que não seja comum, a nidação pode sim apresentar cólicas, porém leves, que somem ao decorrer do tempo. Diferente da cólica que ocorre no ciclo menstrual, uma dor forte que tende a aumentar. Caso confirmada a gestação, e você siga sentindo dores fortes, é recomendado procurar um médico, pois pode ser um processo de gestação ectópica, quando o embrião é fixado fora da cavidade do útero, capaz de causar infertilidade e até mesmo hemorragia.
Leia também: Diarréia na gravidez é normal? Entenda as causas e saiba o que fazer.
Para saber se o sangramento ocorrido é de fato uma gravidez, o teste de farmácia ou o exame BetaHCG são alternativas, mas de acordo com o Dr. Augusto Teixeira, médico radiologista, especialista em ultrassonografia, para um resultado mais exato, devem ser feitos de preferência após uma semana de atraso menstrual.
Procure um médico caso seu sangramento esteja ocorrendo em um estágio mais avançado da gravidez, pois pode se tratar de um deslocamento de placenta, placenta prévia, ou outras complicações.
Quer uma gestação com mais saúde para você e seu bebê? Veja como a alimentação pode influenciar a gravidez.
Além de gravidez: 5 causas comuns para menstruação atrasada
Conheça 15 dicas para mãe de primeira viagem
Principais cuidados na gravidez para evitar diversos incômodos
Pílula do dia seguinte: 12 perguntas comuns esclarecidas
Renata Dominguez fala sobre a gravidez e os cuidados durante a gestação
Gestantes podem fazer musculação?