Decidiu abandonar o sedentarismo, mas não sabe qual é o melhor tipo de exercício físico para você? Confira esse artigo e aprenda a escolher!
Julia Monsores | 4 de Fevereiro de 2020 às 17:00
Escolher um exercício físico adequado é uma questão que muitas pessoas sentem dificuldade. Porém, é preciso ter em mente que você deve escolher um que, além de te fazer bem, te agrade. Dessa forma, a chance de continuar a praticá-lo será maior. Muitas pessoas acham que alternar tipos diferentes de exercícios físicos pode trazer mais benefícios e mantê-las motivadas. As perguntas e respostas a seguir podem ajudá-lo a decidir o que é melhor para você. Confira!
A melhor maneira é fazer exercícios específicos para treinamento de força, como musculação. Porém várias formas de treinamento aeróbico e ioga também podem ajudar.
Faça exercícios aeróbicos para aumentar a frequência cardíaca e queimar gordura. Treinamento cardiovascular, corrida e ginástica aeróbica são atividades adequadas. Se estiver acima do peso, comece com caminhadas leves ou natação. Tais exercícios não exercem pressão extra nas articulações.
Se você estiver muito fora de forma, inicie aos poucos um novo programa de exercícios. Caminhar e nadar são ótimas maneiras de melhorar sua aptidão física sem sobrecarregar o corpo. Exercícios de flexibilidade também podem ser úteis.
A maioria dos exercícios pode ser adaptada para ser feita em casa. Bons exemplos são os de flexibilidade, ioga, pilates, aeróbicos e de treinamento de força. Todos serão explicados em detalhes nas próximas páginas.
O melhor a fazer é limitar-se a um exercício de baixo impacto, como caminhada, natação ou ciclismo leve, que não sobrecarregarão músculos e articulações. Exercícios de flexibilidade como ioga ou pilates podem ajudar a prevenir lesões.
Atividades de baixo impacto, como caminhada, natação, ciclismo e tai chi chuan, são apropriadas para pessoas com mais idade. Dançar é uma forma divertida e sociável de manter o tônus muscular e a flexibilidade.