Rica em fibras, a melancia amarela ajuda na saúde intestinal através do seu sabor doce e agradável
Embora a melancia amarela seja menos conhecida do que a vermelha, essa variedade surpreende o paladar de quem experimenta. Originária de mutações naturais e cruzamentos específicos, ela se destaca pela polpa de cor vibrante, sabor mais doce e menor quantidade de sementes em comparação à melancia tradicional, que também possui muitos benefícios para a saúde.
Vamos te contar mais sobre essa fruta única e como ela pode ser uma adição deliciosa e saudável à sua dieta. É sempre legal se aventurar em novos sabores e texturas e começar pela melancia amarela pode ser uma boa escolha!
Como é a melancia amarela?
Ao observar, a melancia amarela parece visualmente a melancia comum por fora, com casca verde listrada. A grande surpresa acontece na hora do corte, sua polpa é amarela brilhante. Seu sabor é mais doce, lembrando um mix de melão e melancia. Além disso, possui menos sementes, o que a torna mais prática e agradável para o consumo.
A fruta existe na natureza ou é criada pelo ser humano?
Apesar de já ser encontrada na natureza, a melancia amarela passou por um processo de hibridização e melhoramento tradicional para desenvolver as características desejadas.
“Isso nada mais é do que o cruzamento e a escolha de linhagens até chegarmos à polpa amarela”, explica Diego Lemos, gerente de cultivo de melão e melancia da Nunhem ao site Globo Rural.
Benefícios da melancia amarela para o organismo
“Estamos falando de uma fruta que é naturalmente rica em fibras que favorecem a saúde da microbiota, contribuindo para o bom funcionamento intestinal. Também auxiliam no esvaziamento gástrico mais lento, o que acaba trazendo uma maior sensação de saciedade”, explica a nutricionista e engenheira de alimentos Georgia de Castro.
A fruta também é conhecida por sua excelente capacidade de hidratação: duas fatias de 100g de melancia amarela fornecem 186ml de água. Não é por acaso que ela tem grande procura nos períodos mais quentes do ano, sendo uma excelente escolha para ser consumida antes ou depois de exercícios físicos, assim como a creatina.
Como consumir a melancia amarela?
“A dica é priorizar o consumo da fruta inteira para maior ingestão de fibras. E, para quem busca praticidade, congelar em pedaços é uma ótima alternativa já que as vitaminas e minerais são preservados”, completa Georgia de Castro. Além disso, a melancia amarela pode ser incorporada em sucos, smoothies e até saladas, é só deixar a criatividade!
Como escolher a melancia amarela?
A melancia amarela está se tornando mais comum em feiras, supermercados e lojas de produtos naturais. Ao escolher, é importante buscar por frutas com casca firme, sem rachaduras e que apresentem um som oco ao serem batidas, sinal de maturidade e sabor.