A meditação transcendental consiste em entrar em um estado de meditação concentrada, por meio da repetição mental de uma frase ou mantra.
Douglas Ferreira | 25 de Janeiro de 2022 às 17:00
Da aromaterapia à ioga, existem muitas técnicas de relaxamento que reduzem a tensão. Muitas pessoas consideram a meditação excelente para o alívio imediato do estresse, por permitir que esvaziem suas mentes da “ocupação” associada às atividades diárias e atinjam um estado de maior consciência.
A meditação não precisa ser uma experiência religiosa ou “espiritual” – embora para algumas pessoas realmente seja. Você pode apenas usá-la como ferramenta para reenergizar o cérebro.
A meditação transcendental consiste em entrar em um estado de meditação concentrada, por meio da repetição mental de uma frase ou mantra. Durante esse período, o encéfalo produz ondas alfa e a tensão desaparece. Pesquisas mostram que quem pratica meditação transcendental regularmente apresenta melhora da função cognitiva e da saúde mental.
Leia também: Mindfulness ou meditação concentrada: saiba a diferença e como praticar
A meditação transcendental além de aumentar a inteligência, melhora a criatividade, reduz o estresse e a ansiedade, melhora a saúde e a longevidade. Ao praticar a meditação transcendental vinte minutos por dia, você conseguirá perceber os benefícios a longo prazo. Veja como fazer este exercício de meditação:
1 – Sente-se com as costas retas; não é preciso adotar a posição de lótus, você pode usar sua cadeira favorita.
2 – Feche os olhos e relaxe.
3 – Repita mentalmente a palavra “paz” devagar e sem esforço – ou escolha seu próprio mantra.
4 – Ouça a palavra em sua mente de modo rítmico – não se concentre demais no som ou no significado.
5 – Continue a repetir a palavra por 15 minutos. Se os sons externos ou seus próprios pensamentos o distraírem, respire fundo algumas vezes e, com calma, conduza a mente de volta para o mantra.
6 – Relaxe a mente. No início pode ser difícil se concentrar, mas com a prática ficará mais fácil.