Saiba detalhes sobre o medicamento desenvolvido e aprovado nos EUA para tratar o enjoo de movimento.
A FDA, Food and Drug Administration, agência reguladora equivalente à Anvisa nos Estados Unidos, aprovou um novo medicamento para combater o enjoo de movimento, condição também chamada de cinetose, que causa náuseas e vômitos em pessoas que viajam de carro, barco, avião ou outros meios de transporte.
O que se sabe sobre esse novo medicamento
O fármaco, chamado Nereus, traz uma opção terapêutica inédita para a cinetose e é um marco, uma vez que é o primeiro remédio aprovado especificamente para essa indicação em mais de 40 anos.
A medicação é desenvolvida pela farmacêutica Vanda Pharmaceuticals sob o nome químico tradipitante, o Nereus age bloqueando os receptores NK-1 no sistema nervoso central, que estão envolvidos no desencadeamento de náuseas e vômitos quando há conflito entre sinais do movimento percebidos pelos olhos e pelo sistema vestibular. Essa ação tornou o medicamento eficaz na prevenção dos sintomas, sobretudo os vômitos intensos associados à cinetose.
A eficácia do Nereus foi demonstrada em três estudos clínicos, dois deles realizados em ambientes de navegação. Os resultados mostraram que a porcentagem de voluntários que apresentou vômitos ao receber o medicamento foi significativamente menor do que nos grupos que receberam placebo.
Enquanto 37,7% a 44,3% dos participantes nos grupos de comparação apresentaram vômitos, esse número caiu para 18,3% a 19,5% entre os que tomaram Nereus, o que representa uma redução do risco superior a 50% na ocorrência de vômitos durante a exposição ao movimento.
O Nereus deve ser lançado no mercado norte-americano nos próximos meses, mas por enquanto não há previsão de quando ou se será submetido à aprovação no Brasil. A chegada do medicamento ao mercado dos EUA representa um passo importante no tratamento da cinetose, uma condição que afeta entre 25% e 30% da população adulta em algum grau e pode comprometer a qualidade de vida de pessoas sensíveis ao movimento.
Se você se interessa por avanços da saúde e notícias que impactam o seu bem-estar, a revista Seleções traz reportagens confiáveis e completas mensalmente. Assine a versão impressa e receba esses conteúdos de qualidade.