Entenda o que é a doença que Vitória Strada disse ter durante a sua participação no BBB25.
A atriz Vitória Strada está mais em alta do que nunca devido a sua participação no reality show Big Brother Brasil 2025. A musa, que já protagonizou novelas na Rede Globo, revelou durante o confinamento no programa que sofre com alterações na sua tireóide, condição que acarreta problemas para o seu cotidiano.
A glândula tireoide fica situada na parte frontal do pescoço e tem uma função essencial para o equilíbrio do corpo. Sua principal atividade é produzir os hormônios T3 e T4, respectivamente conhecidos como triiodotironina e tiroxina, que são responsáveis por controlar o metabolismo, regular a temperatura do organismo e influenciar o funcionamento de órgãos como fígado, rins, coração e cérebro.
As alterações na tireóide podem costumam ser duas, o hipotiroidismo e o hipertireoidismo. Ambos afetam diretamente aspectos da saúde do indivíduo, tais quais peso, estado emocional, memória, ciclo menstrual e capacidade reprodutiva.
“O hipertiroidismo é caracterizado pela produção excessiva dos hormônios tiroidianos, o que pode provocar emagrecimento, intestino solto, aceleração do coração, agitação, quadros de ansiedade, nervosismo, insônia e intolerância ao calor”, elucidou a médica Deborah Beranger, endocrinologista com pós-graduação em Endocrinologia e Metabologia pela Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro (SCMRJ).
A especialista ainda adiciona que o hipotiroidismo costuma ter maior incidência entre a população, mas que em contrapartida ao hipertiroidismo, ele se caracteriza pela queda da produção desses hormônios e acarreta em múltiplas consequências para o corpo como cansaço excessivo, dores musculares, ganho de peso e até mesmo alterações no ciclo menstrual.
É imprescindível buscar auxílio médico ao notar qualquer um dos sintomas acima com periodicidade. O diagnóstico costuma ocorrer através de exame de sangue e os tratamentos podem envolver o uso de medicamentos ou até mesmo cirurgia.
“No hipertiroidismo, o tratamento pode envolver medicamentos para reduzir a produção excessiva de hormônios e, em casos graves, a remoção da tireoide, com realização posterior de reposição hormonal”, esclareceu a médica.