Conheça de quais formas a massagem com pedras quentes pode beneficiar o corpo, a pele e a mente.
A massagem com pedras quentes é uma técnica famosa que mistura calor, toque e que muitos dizem proporcionar um relaxamento profundo. Utilizando pedras de basalto aquecidas, essa terapia complementar tem ganhado cada vez mais espaço em spas e clínicas de fisioterapia, sendo buscada por quem quer aliviar tensões, promover bem-estar e cuidar da pele. Mas afinal, quais são os reais benefícios desse método de relaxamento? Vamos te contar.
Conheça os benefícios da massagem com pedras quentes
A técnica da massagem com pedras quentes consiste na aplicação estratégica de pedras quentes sobre pontos estratégicos do corpo e promove uma dilatação dos vasos sanguíneos, proporcionando uma melhora na circulação. Esse aumento do fluxo sanguíneo ajuda a alimentar melhor os tecidos, levando mais oxigênio e nutrientes, o que favorece tanto a recuperação muscular quanto a saúde da pele.
Em relação a pele, há benefícios visíveis como melhora da elasticidade, suavização de linhas finas, e uma aparência mais luminosa, graças à circulação mais ativa que estimula a renovação celular, de acordo com a fisioterapeuta Marcelle Pinheiro.
A massagem com pedras quentes ainda é eficaz para aliviar dores musculares e espasmos, especialmente nas costas, ombros ou regiões que tendem a acumular tensão. O calor também atua relaxando camadas mais profundas da musculatura, reduzindo rigidez e a sensação de peso corporal. Além disso, há claro efeito antiestresse e ansiolítico, o que causa a diminuição da liberação de cortisol, o hormônio do estresse, enquanto a produção de endorfinas e serotonina, os neurotransmissores que elevam o humor e promovem sensação de bem-estar, é incentivada.
Cuidados e contraindicações
Apesar dos benefícios, a massagem com pedras quentes não é para todo mundo e exige certas cautelas, por exemplo, em relação a temperatura das pedras. O uso de instrumentos demasiado quentes pode causar queimaduras se não houver controle adequado da temperatura.
Pessoas com feridas abertas, doenças de pele, sensibilidade ao calor ou em tratamento oncológico devem evitar o procedimento ou consultar um profissional antes. Gestantes, pessoas com problemas de circulação grave ou sensibilidade ao calor também precisam de liberação médica prévia.
A massagem com pedras quentes pode ser uma grande aliada para quem busca bem-estar corporal, alívio de dores, e ainda manter a pele com aparência mais saudável, desde que seja realizada por um profissional capacitado.