A artista abriu o jogo sobre a condição sofrida durante entrevista ao Vênus Podcast.
Cadu Guarieiro | 20 de Junho de 2023 às 15:09
Em entrevista ao podcast Vênus Podcast na última segunda-feira (19), Mariana Rios revelou ter perdido parte da audição devido à uma doença autoimune.
Leia também: Mulher descobre Síndrome de Down após engravidar pela quarta vez.
A apresentadora do reality show "A Grande Conquista", da Record TV, contou durante a conversa que a síndrome de Ménière, caracterizada pelo aumento da pressão do ouvido, ocasionou na perda de 30% da sua audição e a fez ser dependente de remédios diários.
"Perdi 30% da audição do ouvido esquerdo por conta disso. Então, há alguns anos, eu tomo a mesma medicação todos os dias. Eu adquiri essa doença autoimune por conta do estresse. Meu ouvido esquerdo apita 24 horas por dia! Não tem o que fazer, não tem cura, e eu tenho sempre que monitorar para não piorar e me policiar para não ter picos de estresse, senão eu posso perder ainda mais a audição", explicou.
De acordo com Mariana, que também é atriz e cantora, a doença é resultado da sobrecarga de trabalho durante um período da vida.
"Há alguns anos, eu estava em um processo muito acelerado de trabalho, mais do que o normal, e eu me vi muito estressada durante um tempo. Não estava feliz, estava em ascensão, ganhando dinheiro e, de repente, meu corpo entrou em colapso. Eu tive um choque, com show no dia seguinte, eu sentei na cama e paralisei. No que sentei, eu não conseguia falar. Eu comecei a ter uma tremedeira. Meu médico disse que precisava parar. Foi por isso que mudei meus hábitos."
Além de impactar diretamente a vida pessoal, a Síndrome de Ménière afeta diretamente o trabalho de Mariana como cantora e apresentadora, que confessa ter dificuldade em dados momentos para entender as notas de instrumentos e cantar no tempo certo da música, ou até mesmo quando está sobre o comando do reality.
"Eu preciso da audição para, na hora de colocar o fone, entenderas notas que vêm do piano, como eu entro na música, e (ouvir) meu diretor falando no ponto, que hoje é só do lado direito. Se eu cubro o ouvido direito, escuto tudo errado no esquerdo."
De acordo com dados da Revista Brasileira de Otorrinolaringologia, publicados no portal da Clínica Regina Ortega, a Síndrome de Ménière é uma doença rara, que atinge de 46 a 200 pessoas a cada 100 mil indivíduos.
Ainda que no primeiro momento a condição apareça em apenas um dos ouvidos, ela pode progredir e ocasionar a perda total de audição.
A faixa etária que sofre com maior predisposição da Síndrome de Ménière são mulheres entre 20 e 50 anos.
A famosa cantora britânica Jessie J também admitiu sofrer da doença caracterizou a condição como se alguém tivesse ligado um secador de cabelo dentro de seu ouvido.
Siga a gente no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para estar sempre atualizado!
Cantora Márcia Fellipe surpreende fãs ao aparecer hospitalizada
Veja truque de maquiagem queridinho de Bella Hadid que você pode fazer em casa
Alergia à água existe mesmo? Influenciadora viraliza com relato chocante
Pureza: conheça a história da brasileira premiada por luta contra tráfico humano
Será que é verdade? Confira 5 famosas que negam harmonização facial
Margot Robbie revela desejo de infância que realizou no filme Barbie