A doença que é terceira causa de óbito por câncer em homens e mulheres é lembrada na campanha Março Azul-Marinho
Sendo a doença que é a terceira causa de óbito por câncer em homens e mulheres, o câncer colorretal é o foco da campanha Março Azul-Marinho. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), estima-se o surgimento de mais de 40 mil novos casos por ano no Brasil. Por isso, a campanha que busca conscientizar sobre esse câncer que origina-se no intestino grosso e no reto, se faz importante.
Leia também: Preta Gil passa por nova sessão de quimioterapia e atualiza fãs
"É uma doença que também pode ter diagnóstico precoce. Chamamos atenção para alterações do hábito intestinal, como diarréias ou constipação recente, aparecimento de sangue nas fezes, aparecimento de massa palpável no abdômen, cólicas abdominais que incomodam o paciente com frequência. Tudo isso leva a possibilidade e necessidade de investigação de um câncer de intestino", explicou Sergio Pessoa, Presidente da Federação Brasileira de Gastroenterologia em entrevista para TV Senado.
O que é o câncer de intestino
O câncer de intestino é aquele em que os tumores se iniciam na parte do intestino grosso, parte também conhecida como cólon, no reto e ânus. Sendo assim, também pode ser conhecido como câncer de cólon e reto ou colorretal.
O câncer de intestino possui cura?
Sim, ele é tratável e , na maioria das vezes, curável. Contudo, quanto mais cedo se possui um diagnóstico, maiores são as chances de sucesso no tratamento.
"É importante citar que quando se faz um diagnóstico precocemente, essa doença tem taxas de cura de até 80%", informou Sergio Pessoa.
Vale dizer que, a maioria desses tumores se inicia a partir de pólipos, ou seja, lesões benignas que podem crescer na parede interna do intestino grosso. Porém, somente indo em uma consulta médica é que será possível se chegar em um diagnóstico justo.
Leia também: Como um acidente salvou a vida de um homem?
E se você é uma daquelas pessoas que tem medo de ir ao médico, entenda como lidar com medos, fobias e obsessões e vá até o profissional mais próximo. o Exame de investigação é super tranquilo.
"Você provavelmente vai receber algum tipo de sedação para se acalmar, o médico é um profissional, vai fazer um exame e talvez vá coletar, em caso de lesão, um pedacinho. Isso é para fazer uma biópsia para ser capaz de fazer os exames que vão detectar se você tem câncer ou não.", explica o psicólogo Paulo Gomes.
Como prevenir
Um dos braços da campanha Março Azul-Marinho, que visa trabalhar com a conscientização sobre a doença, é alertar para as ações de prevenção. Assim, é importante dizer que para se previnir da doença é preciso ter em mente algumas práticas, como:
- Manutenção do peso corporal adequado;
- Praticar atividade física de forma regular;
- Dieta bem equilibrada.
Aqui, vale lembrar que para se ter uma alimentação saudável e bem equilibrada, é importante termos alimentos in natura e minimamente processados (é importante fugir dos alimentos ultraprocessados), como cereais, sementes, verduras, legumes, frutas etc.
Leia também: Saiba como limpar o intestino de fezes acumuladas
Portanto, todo cuidado é pouco. Muitas vezes temos dificuldades de compreender a gravidade e a quantidade de casos que nos cerca com alguma doença, mas não podemos dar mole para esse tipo de câncer. Recentemente a cantora Preta Gil foi diagnosticada com câncer no intestino, com diagnóstico precoce, iniciou o tratamento e atualiza o seu quadro por meio do seu instagram oficial.
Dessa forma, a artista contribui com o trabalho de conscientização promovido pela campanha Março Azul-Marinho. E se você gostou do conteúdo, lembre-se que ele não substitui uma consulta médica e para ficar por dentro de mais novidades, curiosidades e dicas é só conferir nossas páginas no Facebook, Instagram e Twitter.