Mantendo a saúde por métodos naturais

A medicina natural dá grande importância à interligação entre a mente e o corpo. Aproveite o seu poder natural de cura e amplie os cuidados com a sua saúde.

Douglas Ferreira | 4 de Janeiro de 2020 às 11:00

marilyna/iStock -

As diversas formas de medicina natural proporcionam um tipo de cuidado com a saúde cada vez mais difundido, embora a maioria das pessoas pense nela como um complemento da medicina convencional. A medicina natural confere bem-estar a longo prazo, porque leva em conta o estilo de vida da pessoa e trata o seu todo — corpo, mente e espírito —, e não só os sintomas e as causas da doença.

A medicina natural está atraindo um número cada vez maior de adeptos. De fato, são inúmeras as pessoas que hoje recorrem às chamadas terapias alternativas, na sua maioria para aliviar problemas crônicos como a artrite ou a insônia. Isso demonstra que a medicina convencional, embora alcançando um êxito cada vez maior no tratamento de problemas graves como o câncer e as doenças cardíacas, não vai ao encontro de outras necessidades que a medicina natural está mais apta a satisfazer.

Por que escolher os métodos naturais?

Uma terapia baseada em remédios naturais, tratamentos caseiros e medidas que melhorem o estilo de vida pode ser mais fácil de aceitar que a utilização de medicamentos potentes. Além disso, nos dá o poder de decisão, tornando-nos responsáveis pelo nosso bem-estar, mas deixando- nos a liberdade de consultar um médico sempre que a prudência e a gravidade da doença o aconselhem. Mais relevante ainda, ela reconhece a importância de manter a saúde da pessoa em todos os seus aspectos e dá uma ênfase especial à prevenção, em vez de se concentrar apenas nas consequências da doença.

Confira também:

Cuidar da saúde por métodos naturais é reconhecer a capacidade de cura do nosso organismo e tentar tirar dela o máximo proveito. Por outro lado, os tratamentos naturais têm menos probabilidades de causar efeitos colaterais que os convencionais. Um remédio à base de plantas, por exemplo, contém pequenas quantidades de diversos ingredientes ativos, cada um dos quais tende a contrabalançar a ação dos outros. Isso contrasta com a maioria dos medicamentos convencionais, que em geral contêm uma dose potente de uma única substância. Isso embora os torne mais eficazes no combate aos sintomas e às causas que se destinam a tratar, podem afetar o metabolismo orgânico e criar novos problemas que poderiam vir a exigir tratamento.

A medicina natural dá grande importância à interligação entre a mente e o corpo. A investigação científica nos fornece cada vez mais provas que reforçam essa atitude. Estudos mostraram que os doentes com pensamento positivo e que enfrentam os seus problemas emocionais tendem a obter melhores resultados em doenças que vão da artrite ao câncer. O organismo está estreitamente ligado ao cérebro por hormônios, neurotransmissores e outras substâncias químicas. As alterações do estado de espírito podem afetar o funcionamento dos sistemas imunológico e cardiovascular e a qualidade do sono. E também os problemas físicos podem afetar a nossa felicidade, a nossa capacidade de concentração e o nosso nível de ansiedade. Isso explica por que uma doença física pode levar a um distúrbio mental, e vice-versa, e por que uma terapia física pode aliviar uma doença mental, e as terapias que tratam a mente podem contribuir para a cura física.

Opções para a saúde

É talvez tentador vermos as medicinas natural e convencional como opostos que não se atraem. Mas a realidade é que muitos médicos convencionais aceitam bem que os seus pacientes incluam no tratamento formas de ajuda naturais. Paralelamente, especialistas conceituados de terapias alternativas reconhecem a importância de consultar o médico para todas as doenças e afecções, com exceção de algumas em geral menos graves. Experimentar terapias naturais não implica pôr de lado os indiscutíveis benefícios da medicina de alta tecnologia; pelo contrário, é uma forma de ampliar as nossas opções de tratamento.

As chaves para uma vida saudável

Uma boa alimentação, exercícios regulares e a utilização de estratégias para enfrentar o estresse são as principais maneiras de se manter a saúde de forma natural. Cultivar as nossas relações pessoais, fazer da nossa casa um lugar saudável para viver e evitar práticas nocivas, como fumar, são outros auxiliares importantes. Cuidar da nossa saúde desse modo estimula o bem-estar mental e ajuda-nos a proteger o nosso corpo. E pode ainda fortalecer o sistema imunológico, ajudando a proteger-nos de infecções, alergias e até do câncer.