Maca peruana: 11 benefícios para a saúde que você precisa conhecer

Descubra como a maca peruana pode fortalecer a sua saúde, tratando sintomas e prevenindo o surgimento de outras doenças.

Thaís Garcez | 25 de Novembro de 2020 às 19:00

vainillaychile/iStock -

Originária da região dos Andes, no Peru, a maca peruana é consumida desde os tempos do império Inca. Os nativos já conheciam suas propriedades e utilizavam o alimento para suas necessidades cotidianas.

Esse tubérculo semelhante a um rabanete tem grande fama de ser afrodisíaco, ganhando, inclusive, o apelido de “viagra dos incas”. Mas seus benefícios vão além de aumentar a libido. E muitos países pelo mundo já descobriram isso.

Apesar de ser um alimento protegido por uma lei nacional – que proíbe seu processamento fora do país -, a China já realiza o seu cultivo em grande escala. Mas em outros países só é possível encontrar maca peruana em pó.

RELACIONADAS

As melhores piadas para relaxar antes de ir dormir

11 ideias de unhas decoradas para manicures iniciantes

Pintar as unhas do pé de preto como Cristiano Ronaldo evita a micose? Saiba o que dizem os especialistas

Imagem: HansJoachim/iStock

A grande procura também é justificada por ser considerado um superalimento, ou seja, ser rico em: vitaminas, fibras, proteínas, minerais e carboidratos. Portanto, ajuda no tratamento e na prevenção de diversas doenças.

Benefícios da maca peruana

Pesquisadores do mundo todo estudam as vantagens que a maca peruana oferece para o corpo humano. Até o momento, os resultados alcançados foram muito animadores. Veja alguns benefícios cientificamente comprovados quanto ao consumo desse alimento:

1. Fortalece o sistema imunológico

Imagem: creativeneko/iStock

Ao adicionar a maca peruana na sua alimentação, você estará recebendo doses eficazes de vitamina C, vitaminas do complexo B e antioxidantes. Com esse combo o sistema imunológico é potencializado e o risco de novas doenças, reduzido.

2. Ajuda no tratamento da anemia

Por ser uma grande fonte de fero – 100g contém 16.6 mg de ferro -, ela pode ajudar a prevenir e também tratar casos de anemia. Para aumentar o nível de absorção do nutriente, é recomendado que seja ingerido juntamente com um alimento rico em vitamina C.

3. Aumenta a fertilidade

Imagem: Sashkinw/iStock

Além de elevar a libido, a maca peruana também se mostrou influente na fertilidade masculina. Pesquisas comprovaram que o consumo desse alimento ocasionou um aumento na quantidade de sêmen e favoreceu a mobilidade dos espermatozoides. Já para as mulheres, aumentou as chances da gravidez vingar.

4. Controla o diabetes

A maca peruana é uma grande aliada no controle do diabetes. Por ser rica em fibras, ela diminui a absorção de glicose no organismo. Além disso, inibe a ação de uma enzima do sistema digestório, evitando, assim, a liberação de uma grande quantidade de insulina no organismo.

5. Previne a osteoporose

Imagem:

Outro nutriente encontrado na maca peruana é o cálcio; 150 mg em 100g de maca. Por isso, seu consumo pode ajudar no fortalecimento dos ossos e na prevenção da osteoporose.

6. Evita problemas cardíacos

Além de ajudar a controlar o colesterol, ela também atua no combate à hipertensão. Tudo isso graças ao ômega 3 e 9 que estão presentes em sua composição. Ambos ajudam a melhorar e a equilibrar os níveis de colesterol, bom e ruim, e a tratar possíveis inflamações cardiovasculares.

7. Protege contra o câncer

Imagem: CIPhotos/iStock

Sendo um alimento rico em antioxidantes, consegue combater os radicais livres que danificam as células do corpo. Além disso, reduz as inflamações no organismo e previne o surgimento do câncer.

8. Facilita a perda de peso

Para quem deseja emagrecer a maca peruana é uma boa opção. Seus nutrientes garantem a saciedade por mais tempo, diminuindo a quantidade de alimentos consumidos no dia. As fibras também ajudam proporcionando o funcionamento correto do intestino.

Como tomar maca peruana em pó? Por não ter um sabor característico, o pó pode ser acrescentado em sucos, no preparo de receitas, chás, cereais, frutas… O importante é consumir somente entre 400 a 1.000 mg por dia. Se preferir, pode ingerir em forma de cápsulas também.

9. Ameniza os sintomas da menopausa

Imagem:

Outro benefício desse tubérculo é o de propiciar o equilíbrio hormonal feminino. Dessa forma, alivia os sintomas comuns da menopausa e também da TPM. Diminui a fadiga e evita a perda de flúor e cálcio no organismo.

10. Reduz a disfunção erétil

Pesquisas atestaram que o uso da maca peruana ajudou homens que sofriam com a disfunção erétil. A melhora no desempenho sexual foi relatada pelos que fizeram parte dos estudos.

11. Melhora o humor

Nos dias ruins, aposte na maca peruana para melhorar o humor. Ela diminui a ansiedade e os sintomas da depressão e dá mais disposição; principalmente durante a menopausa.

A princípio não há efeitos colaterais registrados quanto ao uso desse alimento. Entretanto, é recomendado que gestantes e lactantes não consumam sem orientação médica.

Atenção! Para ter o diagnóstico correto dos seus sintomas e fazer um tratamento eficaz e seguro, procure orientações de um médico ou farmacêutico.

Compartilhe: