O caso do americano de 64 anos que ficou com a língua verde e peluda foi divulgado em um estudo e surpreendeu internautas.
Cadu Guarieiro | 12 de Julho de 2023 às 16:10
Um americano de 64 anos tem intrigado médicos pelo mundo todo. O homem deu entrada no hospital com um sintoma extremamente raro: língua verde e peluda. O caso foi publicado na revista científica New England Journal of Medicine na última quinta-feira (6) pela dupla de pesquisadores Eric Karr e Brian Elliot, ambos do Wright-Patterson Medical Center, em Ohio, nos Estados Unidos.
Leia também: Inteligência artificial: robô capaz de cuidar de idosos é promessa da tecnologia.
O fenômeno, conhecido como língua pilosa, é causado pelo acúmulo de células mortas na região das papilas gustativas. No caso do rapaz, a língua acabou verde e "peluda".
A impressão da existência de pelos se dá pelo entupimento das papilas, a condição é ocasionada principalmente pela má higiene oral. No episódio vivido pelo americano, acredita-se que o principal causador da língua peluda seja um antibiótico ingerido para tratar outro problema. Outro fator que pode ter influenciado no quadro do paciente seja seu passado como fumante, ambos os cenários também podem desencadear o sintoma.
Em um primeiro momento, os médicos acreditavam que a cor verde na língua do rapaz tenha sido causada por algum fungo, mas após uma bateria de exames, foi constatado que o problema é resultado do acúmulo de bactérias na região.
Os médicos não constataram nenhum alteração na percepção do paladar do norte-americano, conhecida como disgeusia, ou dor no órgão.
"A língua [do paciente] tinha papilas filiformes alongadas, em coloração verde. Nenhuma outra lesão oral ou dentária foi observada", relataram os pequisadores no artigo científico.
Para solucionar o fenômeno, os profissionais de saúde recomendaram atitudes básicas de higiene e evitar o fumo.
“O paciente foi aconselhado a escovar cuidadosamente a região quatro vezes por dia e a parar de fumar. No retorno de seis meses, a língua já tinha voltado ao normal, apesar de ele não ter abandonado o cigarro", comunicaram os médicos.
E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais!
PERIGO! 4 alimentos que são cancerígenos e você não sabia
Herbert Vianna é internado às pressas no RJ; saiba motivo
Madonna é internada em UTI às pressas por problema de saúde grave
Influenciadora fica com lábios gigantes após cirurgia e resultado choca; veja foto
Vítima de condição rara, mulher retira 2 galões de água das coxas
Como lidar com o fluxo menstrual intenso