Entenda todos os detalhes da lesão grave que afastou o jogador Everton Cebolinha do Flamengo.
O Flamengo ficará sem Everton Cebolina por conta de uma lesão grave. O atacante foi diagnosticado com ruptura total no tendão de Aquiles da perna esquerda e precisará passar por cirurgias.
A partida contra o Palmeiras foi interrompida aos 11 minutos do primeiro tempo quando Cebolinha deixou o campo, visivelmente sentindo fortes dores na perna esquerda. Inicialmente, o clube informou que o jogador havia sofrido uma lesão na panturrilha, mas exames mais detalhados revelaram uma ruptura no tendão de Aquiles.
O jogador está fora dos gramados por tempo indeterminado! A ruptura no tendão de Aquiles, exigirá um período de recuperação considerado longo, estimado entre quatro e seis meses.
Cebolinha afastado do time
Diante da gravidade dos sintomas apresentados, Cebolinha foi imediatamente encaminhado para um hospital. Preocupado com a possibilidade de lesões mais sérias, o Flamengo optou por não esperar por um diagnóstico mais preciso para afastar o jogador.
"Acho que ao pé da letra os jogadores deixaram sangue aqui hoje. Tivemos uma lesão do Everton Cebolinha no tornozelo esquerdo, com suspeita de lesão no tendão de Aquiles e por isso ele foi para o hospital fazer exames." explicou Márcio Tannure, Gerente de Saúde e Alto Rendimento do Flamengo.
Outras lesões de Cebolinha
A temporada de 2024 está sendo marcada por uma sequência de lesões musculares para Everton Cebolinha. Aos 28 anos, o atacante já sofreu quatro contusões neste ano, incluindo problemas no tendão e no quadril. A fragilidade física tem sido um obstáculo para o jogador, que deixou de atuar em três dos últimos sete jogos do Flamengo.
O que é Tendão de Aquiles?
O tendão de Aquiles é o maior e mais forte tendão do corpo humano, conectando os músculos da panturrilha ao osso do calcanhar. Ele é essencial para movimentos como caminhar, correr e saltar. No entanto, sua localização e função o tornam vulnerável a lesões, especialmente em esportes de alta intensidade, como o futebol.
Ruptura no Tendão de Aquiles
Uma ruptura no tendão de Aquiles ocorre quando o tendão é esticado além de sua capacidade, resultando em uma ruptura parcial ou total. Esse tipo de lesão geralmente ocorre durante movimentos bruscos, como arrancadas ou mudanças de direção, que são comuns no futebol.
Sintomas de lesão no Tendão de Aquiles
Os sintomas de uma ruptura no tendão de Aquiles incluem dor súbita e intensa na parte de trás da perna, sensação de estalo no momento da lesão, inchaço, dificuldade para caminhar e incapacidade de ficar na ponta dos pés.
Tratamento contra lesão no Tendão de Aquiles
O tratamento para uma ruptura completa do tendão de Aquiles quase sempre requer cirurgia, que consiste em reconectar as extremidades rompidas do tendão. Após a cirurgia, o jogador passará por um longo processo de reabilitação, que inclui imobilização inicial, fisioterapia e, gradualmente, retorno às atividades físicas.
O tempo de recuperação varia, mas em geral, um atleta pode levar de 6 a 12 meses para retornar aos treinamentos e jogos. Para Cebolinha, isso significa um afastamento prolongado, impactando diretamente o planejamento do Flamengo para a temporada.
Fontes: BolaVip, UOL e GE.