Entenda se o látex encontrado no mamão é considerado tóxico.
Luana Viard | 10 de Abril de 2024 às 15:00
Recentemente, surgiu uma preocupação entre algumas pessoas sobre a toxicidade do chamado "leite" do mamão, uma substância leitosa encontrada na fruta quando ela é cortada. Essa preocupação levanta a questão: o "leite" do mamão é realmente venenoso?
Vamos investigar e entender o que fazer em caso de ingestão. Na indústria, o látex é usado em processos de clarificação de cerveja, e ainda como amaciante de carnes. Mas será que é seguro ingerir junto da fruta?
O "leite" do mamão, na verdade, não é leite, mas sim uma substância branca e pegajosa chamada látex. Essa substância é produzida pelas células da planta quando a fruta é cortada ou danificada. O látex contém enzimas proteolíticas, como a papaína, que ajudam a amolecer a carne da fruta e podem causar irritação em algumas pessoas.
Segundo Eduardo Purgatto, pesquisador principal do Centro de Pesquisa em Alimentos (FoRC – Food Research Center), o látex é prejudicial ao ser humano somente se houver excesso de ingestão, o que é pouco comum.
“O látex está principalmente na casca do mamão; a polpa também tem, mas não tanto quanto a casca. Se a pessoa começar a comer mamão verde todo dia, essa ingestão exagerada pode causar um problema intestinal ou algo do gênero, porque há no látex algumas substâncias que possivelmente afetam a nossa flora microbiana. Mas a pessoa não vai ter uma intoxicação aguda.”, aponta o pesquisador.
Como o pesquisador aponta, o consumo baixo e controlado dessa subatância não vai gerar nenhum malefício ao organiso. Caso você sinta desconforto abdominal após consumir a fruta, busque orientações médicas para contornar este problema.
Ele lembra que, no caso dos pratos que levam mamão verde, o preparo também influencia. “Há pratos da cozinha oriental que levam mamão verde, e no preparo se retira a casca, depois a polpa é ralada e refogada. O doce de mamão verde também é feito com o mamão sem casca, e há tratamentos que antecedem o mergulho dos frutos na calda”.
E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais!