Comer macarrão e emagrecer é possível? Conheça o konjac, o macarrão de baixa caloria que é rico em fibra e em água, e ajuda na digestão.
Ana Luiza Vasconcelos | 9 de Abril de 2021 às 19:00
O macarrão é um verdadeiro alimento coringa para o brasileiro. Ele é aquele mantimento que serve tanto para fazer pratos do dia a dia quanto pratos mais elaborados. O fato é: somos um povo amante de macarrão! E isso é um problema para aqueles que querem manter a dieta a todo o custo. Mas e se houvesse um macarrão que além de ser menos calórico também fizesse bem? Bom, ele existe e se chama konjac!
Amorphophallus konjac é uma planta medicinal nativa do Sudeste Asiático. Há mais de 2 mil anos, suas raízes são utilizadas como remédio caseiro para emagrecer e evitar prisão de ventre. Esse efeito é possível por causa de um componente chamado glucomanano ou konjal mannan, uma fibra que não é digerida pelo organismo e absorve até o triplo do seu volume em água. Devido à grande quantidade dessa fibra, o konjac forma uma massa no estômago, dando uma grande sensação de saciedade e ajudando no controle do apetite. Confira abaixo outros benefícios de consumir o konjac!
Leia também: Miojo: entenda por que consumo em excesso pode fazer mal
Quando se trata de pessoas com diabetes ou colesterol alto, a dieta se torna extremamente restritiva devido ao açúcar e ao carboidrato na maioria dos alimentos, principalmente nas massas. Por ser livre de farinha branca e açúcar, o konjac diminui o colesterol e possibilita uma dieta mais flexível para as pessoas que sofrem com essas condições.
O konjac é rico em água. Portanto, principalmente durante o verão, a massa feita de konjac ajuda a manter o corpo hidratado, o que também ajuda a regular a temperatura corporal e melhorar a digestão e a circulação sanguínea.
Além da água, o konjac também é rico em fibras que ajudam a manter um bom funcionamento do intestino.
O konjac, ao mesmo tempo que proporciona uma sensação de saciedade, ele auxilia no controle do apetite e diminui a vontade de comer com mais frequência. Além disso, ele conta com apenas 9 calorias para cada 100 gramas. As fibras e a água ajudam na digestão e no funcionamento do intestino, evitando inchaços que tanto incomoda.
O konjac, quando transformado em massa, resulta em uma massa bem fina, com aparência translúcida e um gosto neutro que irá absorver o sabor do molho ou acompanhamento que você adicionar.
Por ser uma massa que é pobre em nutrientes, o mais interessante é prepará-la para ser acompanhada por algo nutritivo como filé de peixe, frango grelhado, legumes cozidos à vapor ou ovos. Tempere tudo com ervas e componentes naturais como alho, cebola, manjericão, sal, pimenta e você pode fazer um molho de tomate caseiro também.
Fuja de molhos e temperos prontos e também do molho shoyo, pois eles contém muito sódio e o konjac por si só já tem bastante sódio em sua composição.
Embora o konjac possa ser uma ótima opção, não é recomendado que ele seja consumido em grandes quantidade. Isso porque como ele é um alimento que possui muitas fibras, ele pode causar gases e desconforto intestinal.