As fitas kinesio tape são muito utilizadas por atletas para melhorar as lesões musculares. Confira outros benefícios!
Em diversas competições, muito provavelmente você já viu atletas utilizando fitas adesivas coloridas em diversas partes do corpo. E você, assim como eu, já se perguntou qual o objetivo delas?
A Kinesio Tape, como são chamadas essas fitas coloridas, são utilizadas para ajudar na recuperação de uma lesão muscular, aliviar dores e preservar os músculos e ligamentos durante treinos e competições.
Produzidas em plástico, essas fitas não limitam os movimentos e podem ser aplicada em qualquer região do corpo, sempre com o auxílio de um fisioterapeuta ou treinador.
Quais os benefícios da fita kinesio tape?
Normalmente, as fitas kinesio são utilizadas por atletas durante as competições com o objetivo de evitar lesões ao estabilizar músculos e articulações. Além disso, elas também podem ser usadas por não atletas que sentem dores musculares que atrapalham o dia a dia, desde que a utilização seja indicada por um especialista.
No geral, a kinesio tape traz diversos benefícios, como:
- Melhorar a performance nos treinos;
- Aliviar a dor muscular;
- Melhorar a circulação sanguínea no local onde a fita foi aplicada;
- Diminuir o inchaço causado por alguma lesão;
- Diminuir o impacto sobre as articulações;
- Diminuir a tensão nas articulações lesionadas.
O que é a técnica Kinesio Taping?
Se você já escutou falar da técnica kinesio taping, saiba que ela nada mais é do que o tratamento terapêutico feito através dessas fitas adesivas coloridas, que foram desenvolvidas na década de 1970, pelo quiropraxista Kenso Kase.
A fita kinesio é fabricada em algodão com até 140% de elasticidade e não possui remédios em sua composição, sendo utilizada apenas para causar estimular e estabilizar os músculos e evitar lesões.
A fita adesiva é resistente à água e funciona da seguinte maneira: no local onde foi aplicada, ela é capaz de criar um espaço entre o músculo e a derme (pele), melhorando a circulação sanguínea e a passagem de líquidos que podem estar acumulados no local da lesão, piorando os sintomas. Por isso, ela é muito utilizada por atletas.
Leia também: Como a fisioterapia pode ajudar na sua recuperação
Para que a técnica funcione da maneira correta e seja possível extrair todos os seus benefícios, as fitas devem ser aplicadas por profissionais especializados e utilizadas associadas a outros tipos de tratamento, pois elas são capazes de acelerar o processo de cura do corpo.
Além disso, para a cultura oriental as cores das fitas têm diversos significados e conseguem gerar uma sensação de conforto e segurança, dando maior estabilidade e equilíbrio emocional para os competidores.
Como utilizar a kinesio tape?
Antes de aplicar a fita no local lesionado, é importante limpá-lo, deixando a pele seca e sem oleosidade. Para isso, é indicado fazer uso de álcool. E, dependendo de onde a fita será aplicada, é indicado fazer uma raspagem dos pelos. A fita costuma durar na pele de 48h a 72h após a aplicação, a depender do local, do tecido da pele e da rotina do paciente.
A kinesio tape vem em diversos formatos, e eles são indicados para diferentes regiões do corpo, como:
- Corte “Y”: tem o objetivo de estimular áreas maiores;
- Corte “Leque”: auxilia na drenagem de edemas e hematomas;
- Corte “X”: estabiliza as articulações e ajuda na reorganização postural.
Esses são apenas alguns exemplos de formatos da fita kinesio e para o melhor resultado é importante consultar um especialista para fazer sua utilização da maneira correta.