Jahde Borg, é diagnosticada com Esclerose Múltipla; saiba o que é a doença

A participante do 'Corrida das Blogueiras' revelou o diagnóstico através das suas redes sociais

Douglas Ferreira | 10 de Dezembro de 2024 às 19:32

Influenciadora foi diagnosticada com esclerose múltipla e segue internada para tratamento. - Reprodução/Instagram

A influenciadora Jahde Borg, conhecida por sua participação no reality show 'Corrida das Blogueiras', surpreendeu seus seguidores na tarde desta terça-feira (10) ao compartilhar que foi diagnosticada com esclerose múltipla. A notícia gerou uma onda de apoio, mas também despertou curiosidade sobre essa condição, que ainda é pouco compreendida por muitas pessoas.

O que provoca a esclerose múltipla, quais os sintomas e como é feito o diagnóstico?

A esclerose múltipla (EM) é uma doença crônica que afeta o sistema nervoso central, interferindo na comunicação entre o cérebro e o resto do corpo, causando sintomas como fraqueza muscular, formigamento, problemas de equilíbrio e dificuldades cognitivas que podem variar de pessoa para pessoa.

Leia também: Dormência nas mãos e nas pernas: o que pode ser?

Embora as causas exatas da doença ainda não sejam conhecidas, médicos especialsitas relatam que a doença é uma disfunção autoimune, na qual o sistema imunológico ataca o próprio organismo, prejudicando funções essenciais como movimento, visão e pensamento. Esse problema parece estar relacionado a uma combinação de fatores genéticos e ambientais.

Diagnosticar a esclerose múltipla pode ser um desafio, já que os sintomas podem se confundir com os de outras condições. Os médicos utilizam exames de ressonância magnética para identificar lesões no cérebro e na medula espinhal, sinais característicos da doença. Além disso, a análise do líquido raquidiano, obtido por punção lombar, ajuda a detectar marcadores do mau funcionamento imunológico. Esses exames também são fundamentais para monitorar a progressão da doença, com check-ups anuais ou bienais.

Existe mais de um tipo de esclerose múltipla

De acordo o Ministério da Saúde, a esclerose múltipla pode se manifestar de diferentes formas, sendo dividida em três principais tipos:

O que aconteceu com Jahde Borg?

Jahde, finalista do 'Corrida das Blogueiras 4' e participante da nova edição 'Corrida das Blogueiras: Uma Nova Chance', já havia utilizado as redes sociais para desabafar com seus seguidores sobre sua saúde.

Durante uma live na última quarta-feira (4), a influenciadora de maquiagem que já fez publi para grandes marcas como Casas Bahia e Amazon revelou que lida com a depressão e comentou sobre as dificuldades encontradas durante as gravações do programa. Ela também relatou que, durante uma das provas do programa comandado por Fih e Edu, do canal Diva Depressão, acabou queimando os dedos com cola quente e mencionou que vinha enfrentando uma estranha fraqueza nas pernas. 

No última final de semana, a namorada de Jahde, compartilhou com seus seguidores que a influencer estava internada para investigar a questão de suas pernas.

"Estou desde ontem cuidando do meu amor, que está internada. Mandem energia positiva pra ela, sei que muita gente que me segue aqui gosta dela", declarou.

Após a internação Jahde Borg postou uma mensagem para tranquilizar os fãs. "Quero agradecer de coração pelas mensagens de preocupação. Estou bem e acompanhada, no hospital, para investigar a questão das minhas pernas sobre a qual eu já havia falado anteriormente."

Em nota oficial divulgada no perfil de Jahde Borg, o Hospital Luz Vila Mariana informou que a influenciadora deu entrada na unidade apresentando um quadro de fraqueza muscular e que, após uma série de exames, foi diagnosticada com esclerose múltipla, condição que levou à necessidade de internação na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para cuidados específicos na área de Neurologia. O comunicado destacou que o tratamento inclui a administração de corticoides em altas doses e sessões de plasmaférese, um procedimento indicado para pacientes com doenças autoimunes. Ainda segundo a nota, o estado de saúde de Jahde é estável.

Segue comunicado postado no perfil da influencer:

Esclerose múltipla tem tratamento?

Com os avanços na medicina, novos medicamentos têm ajudado a controlar a doença, retardando sua progressão e melhorando a qualidade de vida dos pacientes. Porém, entender como a EM afeta o corpo é fundamental para compreender a gravidade, os desafios da condição e definir o melhor tratamento para cada paciente.

Doença saúde esclerose múltipla Corrida das Blogueiras EM esclerose Jahde Borg