O atleta colombiano do time Nacional estava internado após sofrer arritmia cardíaca durante o jogo contra São Paulo.
O zagueiro Juan Izquierdo faleceu nesta terça-feira (27), após lutar pela vida durante cinco dias. Ele estava hospitalizado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, devido a uma parada cardíaca causada por uma arritmia.
Izquierdo, jogador do Nacional, passou mal e desmaiou em campo durante o confronto entre o clube uruguaio e o São Paulo, na última quinta-feira (22), em partida válida pelas oitavas de final da Libertadores.
O que causou a morte de Izquierdo?
No domingo (25), exames revelaram uma piora no comprometimento cerebral e um aumento da pressão intracraniana do atleta. Anteriormente, os médicos haviam informado que o jogador sofreu uma parada cardíaca ao chegar ao hospital, necessitando do uso de um desfibrilador para ser reanimado.
Izquierdo faleceu devido a uma parada cardíaca causada por uma arritmia durante o jogo entre São Paulo e Nacional-URU no Morumbi. O Nacional-URU, clube que o atleta defendia, confirmou sua morte nesta terça-feira. O incidente com o uruguaio destaca que problemas cardíacos podem afetar qualquer pessoa.
“A arritmia é uma situação que pode acontecer em qualquer idade. Nós temos a arritmia ‘benigna’, que não leva a risco de vida, e as chamadas malignas, de uma maneira didática, que podem levar ao risco de vida, a uma parada cardíaca, a chamada morte súbita”, disse o Dr. Roberto Kalil, médico cardiologista e apresentador do CNN Sinais Vitais.
“O atendimento tem que ser imediato. A cada minuto que o paciente não se recupera de uma parada cardíaca, aumenta em 10% a chance dele não sobreviver. No caso do atleta, uma pessoa de 27 anos provavelmente tem um coração estruturalmente normal”, explicou Kalil ao site da CNN.
Vale destacar que Izquierdo foi submetido a manobras de ressuscitação cardiopulmonar e desfibrilação antes de ser levado à Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
O que é arritmia cardíaca?
Segundo a Rede D'or, a arritmia cardíaca é um problema de saúde que se manifesta quando o ritmo dos batimentos cardíacos de uma pessoa se torna irregular.
Essa condição pode se manifestar enquanto a pessoa está em repouso, com o coração acelerando sem razão aparente, apresentando um batimento anormal, mais rápido ou mais lento do que o habitual, e com uma sequência rítmica alterada, daí o termo arritmia. Também pode ocorrer a sensação de que há uma pausa entre um batimento e outro, causando a impressão de falha no ritmo cardíaco.