Técnica usada por Paul McCartney se populariza entre os usuários de óculos.
Em uma recente entrevista ao jornal britânico The Times, Paul McCartney revelou que pratica ioga ocular para evitar o uso de óculos. Ele conheceu os exercícios na Índia e os adotou desde então. McCartney acredita que esses exercícios fortalecem os músculos oculares e diminuem a necessidade de óculos. Contudo, a eficácia dos exercícios oculares na prevenção do uso de óculos e em outros problemas de visão ainda é debatida.
Vamos entender então do que se trata a ioga ocular e se os oftamologistas concordam que ela pode ajudar a quem precisa usar óculos e lentes.
Você também pode se interessar:
Opinião dos profissionais
Muita gente não sabe, mas os olhos também podem ser exercitados. A ginástica ocular é recomendada para condições como estrabismo latente, insuficiência de convergência e desvio divergente intermitente. Esses exercícios, conhecidos como ortópticos, fortalecem a musculatura ocular e melhoram a fusão das imagens no cérebro, o que pode impactar positivamente a qualidade de vida do paciente.
No entanto, a prescrição e a realização desses exercícios devem ser feitas por um especialista, após uma avaliação ortóptica solicitada pelo oftalmologista. É importante notar que os exercícios não tratam erros de refração, catarata, glaucoma ou degeneração macular. Um estudo de 2018 publicado no International Journal of Yoga mostrou que tais exercícios não melhoram a visão de pessoas míopes. Portanto, consulte um oftalmologista antes de iniciar qualquer prática ocular.
Exercícios que você pode fazer em casa
Adote esses exercícios no seu tempo livre.
1. Abra e feche os olhos:
Abra e feche os olhos oito vezes, mantendo cada abertura e fechamento por alguns segundos.
2. Olhe para todas as direções
Olhe para os lados, para cima, para baixo e para o centro aproximadamente dez vezes em cada direção. Se sentir cansaço, faça uma pausa e repita a sequência mais duas vezes.
3. Massagem na testa
Com os olhos fechados, faça movimentos circulares com os dedos logo acima dos olhos para aliviar a tensão acumulada.
4. Treine o foco da sua visão
Alterne entre focar em um objeto distante e um objeto próximo à sua frente, repetindo o exercício dez vezes consecutivas.
Fontes: Viva Oftamologia e Viva Bem UOL.
Gostou do nosso conteúdo? Confira também: Nipah: vírus incurável mata adolescente na Índia.