Insuficiência venosa crônica: quais os sintomas da doença que atinge Donald Trump

Entenda o que é a insuficiência venosa crônica, condição de Donald Trump que chamou a atenção da imprensa internacional.

Thyago Soares | 27 de Agosto de 2025 às 13:00

O presidente dos EUA começou a surgir publicamente com manchas nas mãos e despertou preocupação. - Reprodução / Divulgação

Nos últimos meses o estado de saúde de Donald Trump voltou a chamar atenção do público e o presidente dos Estados Unidos, que tem 79 anos, foi diagnosticado com insuficiência venosa crônica. Essa condição é tida como comum, mas que costuma ser negligenciada até que os sintomas se tornem visíveis. A notícia ganhou destaque após imagens mostrarem manchas arroxeadas em suas mãos que e chamaram a atenção da imprensa.

O que é a insuficiência venosa crônica?

A insuficiência venosa crônica ocorre quando as veias, principalmente das pernas, não conseguem bombear o sangue de volta ao coração de maneira eficiente. Isso acontece devido a um mau funcionamento das válvulas venosas, que deveriam evitar o refluxo do sangue. Como resultado, o sangue se acumula nos membros inferiores, provocando sintomas como inchaço, sensação de peso, dor, cãibras, varizes e até alterações na pele.

Segundo o especialista Dr. Sean P. Barbabella à revista Exame, essa condição é bastante comum em pessoas mais velhas e há a estimativa que de 10% a 35% da população de pessoas 70+ possua algum grau de insuficiência venosa. 

RELACIONADAS

11 ideias de unhas decoradas para manicures iniciantes

As melhores piadas para relaxar antes de ir dormir

17 dicas para proteger o coração e evitar cardiopatias

No entanto, alguns fatores podem levar ao aumento do risco do desenvolvimento dessa doença em pessoas mais jovens, como obesidade, sedentarismo, longos períodos em pé ou sentado e histórico familiar.

Sintomas mais comuns

Entre os sinais da insuficiência venosa crônica, os mais frequentes incluem:

Como é feito o tratamento

O tratamento da insuficiência venosa crônica varia conforme a gravidade do caso e na maioria das vezes, são indicadas medidas conservadoras, como o uso de meias de compressão, prática de exercícios leves, perda de peso e elevação das pernas durante o descanso.

As mudanças de hábito também desempenham papel importante, ou seja, evitar longos períodos sentado ou em pé, manter uma alimentação equilibrada e se hidratar  adequadamente ajudam a melhorar a circulação.

Nos casos mais graves, quando há presença de varizes volumosas ou complicações, podem ser necessários procedimentos como cirurgias a laser ou remoção das veias comprometidas.

Compartilhe:
saúde Insuficiência venosa crônica trump

AS MAIS LIDAS

O que evitar comer após fazer uma tatuagem: 5 alimentos que podem atrapalhar a cicatrização

Cheiro de perfume do nada? Entenda o que é odor fantasma e por que você sente cheiros que não existem

Ectomorfo, esomorfo ou endomorfo? Saiba os que são os biotipos corporais

O que é ruído marrom? Tendência conquista jovens em busca de foco e tranquilidade