A alimentação impacta diretamentw na saúde da pele e adicionar antioxidantes pode aliviar a aparência da acne.
Embora frequentemente associada à adolescência devido a questões hormonais, a acne vulgar é uma doença crônica de pele que pode se estender até a vida adulta. Estima-se que cerca de 9% da população mundial sofra com essa condição.
Um estudo recente publicado na revista Nutrients analisou o impacto da ingestão de antioxidantes dietéticos na qualidade de vida de mulheres jovens com acne vulgar, uma condição caracterizada pela presença de comedões, pápulas, pústulas, nódulos e/ou cistos na pele.
Como a alimentação pode aliviar a acne na pele de mulheres?
Um estudo recente revelou que incorporar antioxidantes à dieta pode ser benéfico no tratamento da acne, contribuindo para uma melhoria significativa na qualidade de vida. “Os hábitos alimentares em jovens podem estar correlacionados com a acne vulgar”, explica a dermatologista Dra. Paola Pomerantzeff, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Pesquisas anteriores identificaram diversos fatores que podem influenciar a fisiopatologia da acne, como idade, estilo de vida sedentário, sexo e alimentação. Além disso, fatores hormonais, inflamatórios, ambientais e genéticos também têm mostrado desempenhar um papel na doença.
“É uma condição multifatorial, portanto precisamos ter um olhar completo no tratamento do paciente, com orientações também para mudanças no estilo de vida”, diz a médica.
Como o estudo foi feito?
No estudo que investigou a relação entre o índice de qualidade antioxidante da dieta e a qualidade de vida de mulheres jovens com acne vulgar, foram incluídas 165 mulheres de 18 a 35 anos. Todas seguiram uma dieta diária de até 5000 kcal, adaptada à individualidade de cada participante. A escala de qualidade antioxidante da dieta foi usada para avaliar a ingestão de nutrientes como vitamina C, vitamina E, betacaroteno, cobre, manganês, ferro, zinco, selênio, fitosteróis, lignanas e polifenóis. Além disso, foram analisados os componentes de enzimas antioxidantes, como superóxido dismutase, glutationa peroxidase e catalase.
“A adesão a uma dieta rica em antioxidantes reduziu o risco de acne vulgar, o que melhorou o risco de depressão dos participantes do estudo”, explica a Dra. Paola.
No estudo, mais de 50% das participantes enfrentaram acne vulgar por um período de dois a cinco anos, com algumas lidando com a condição por mais de cinco anos. Cerca de 9% das mulheres apresentavam casos graves de acne. De acordo com a médica, a dieta afeta a acne por meio da microbiota intestinal, dos hormônios, do sistema imunológico e do metabolismo de carboidratos e lipídios.
“Uma maior adesão a uma dieta antioxidante reduz o risco de impacto da acne vulgar na qualidade de vida em aproximadamente 30 a 32% e o risco de depressão em 33%”, diz a médica.
Os benefícios de dietas com antioxidantes
Adicionar antioxidantes na dieta pode ser benéfico para o tratamento da própria acne. “A inflamação causada pelo estresse oxidativo da unidade pilossebácea e pela oxidação do sebo inicia o desenvolvimento da acne. Portanto, estratégias dietéticas que promovam um maior aporte de antioxidantes podem ser benéficas para auxiliar o tratamento”, comenta a médica.
“Os antioxidantes estão presentes nas frutas, verduras e legumes, nos chás, no azeite, no cacau do chocolate, nas oleaginosas, no café, nos grãos e nos temperos. A solução para incluí-los na alimentação é consumir mais alimentos in natura, preparados em casa, evitando o consumo dos ultraprocessados. E isso traz benefícios para a pele e para a qualidade de vida de pessoas que lutam contra a doença de pele”, finaliza a médica.
Fonte: DRA. PAOLA POMERANTZEFF.