HPMV: OMS monitora infecção viral que tem sobrecarregado hospitais na China

Organização Mundial da Saúde realiza operação juntamente ao governo chinês para monitorar avanço de casos de HPMV.

Thyago Soares | 7 de Janeiro de 2025 às 07:00

Surto do vírus preocupa autoridades da China. - CIPhotos / iStock

A China vive um momento delicado de saúde devido a uma alta nos casos do HPMV, o metapneumovírus humano. A infecção viral está lotando os hospitais do norte do país asiático e preocupa a Organização Mundial da Saúde, que está monitorando a situação no país.

A doença está afetando especialmente menores de 14 anos e gera preocupação devido a época do ano, uma vez que é inverno na China e há maior risco de espalhamento de doenças respiratórias.

O vírus causa sintomas parecidos com os da gripe, como febre, tosse e dificuldade para respirar. A doença conta com uma alta capacidade de transmissão e por isso, a OMS destaca a necessidade de redobrar a atenção a fim de que o surto do vírus não se espalhe para demais regiões do globo.

O aumento do número de casos do HPMV foi detectado graças a um sistema criado pela China durante a pandemia de COVID-19 a fim de monitorar doenças respiratórias com potencial pandêmico, como foi o caso da COVID e é o do HPMV.

A situação tem causado apreensão tanto pela sobrecarga nos hospitais quanto pelo efeito psicológico na população, ainda marcada pelas lembranças da pandemia de Covid-19. Para prevenir uma nova crise sanitária e controlar a disseminação do vírus, as autoridades internacionais seguem acompanhando o cenário de perto, enquanto os sistemas de saúde enfrentam o desafio de administrar o aumento no número de casos.

“Neste momento, estamos analisando os relatórios vindos da China e trabalhando com as autoridades locais para compreender a dinâmica do surto. Ainda é cedo para fazer qualquer comparação direta com a Covid-19, mas estamos atentos aos riscos”, declarou o representante da OMS à imprensa.

Embora seja uma situação preocupante e a OMS esteja realizando um monitoramento meticuloso, ainda é cedo para sugerir que talvez esse surto da doença possa se agravar. 

Vírus Doença contaminação China OMS infecção

Leia também

Fernanda Rodrigues surpreende ao revelar diagnóstico de carcinoma: saiba mais

Você precisa tomar vitamina D? Saiba quanta vitamina D você precisa para se manter saudável

Câncer na unha ou micose? Saiba como diferenciar os dois problemas