A atriz revelou aos 33 anos a sua luta contra a hepatite autoimune
Luana Viard | 27 de Novembro de 2024 às 16:41
Pérola Faria compartilhou em suas redes sociais que ficou surpresa ao começar a pesquisar sobre a hepatite autoimune, uma condição que, de acordo com ela, é silenciosa e já causou a morte de muitos jovens devido à falta de tratamento adequado.
Segundo o site do Hospital Israelita Albert Einstein, a hepatite autoimune é uma inflamação do fígado provocada pelo próprio sistema imunológico do paciente, que passa a identificar incorretamente as células do fígado como se fossem prejudiciais ao corpo. Como resultado, o sistema imunológico começa a atacar o órgão, prejudicando progressivamente suas funções.
Ao contrário das hepatites virais, que podem ser transmitidas por meio de contato com sangue ou em decorrência de condições inadequadas de saneamento básico, entre outras formas, a hepatite autoimune não é uma doença contagiosa. Contudo, entre 30% e 50% dos pacientes com hepatite autoimune apresentam outras doenças autoimunes associadas, como tireoidite, artrite reumatoide, diabetes tipo 1 e colite ulcerativa.
Acredita-se que a doença resulte de uma combinação entre predisposição genética e fatores ambientais, que atuam como gatilhos para o seu desenvolvimento, como infecções virais, uso de certos medicamentos ou exposição a substâncias tóxicas.
Embora ainda não haja cura, a doença pode ser gerida de forma eficaz com tratamentos que controlam a inflamação no fígado. Esses tratamentos envolvem o uso de medicamentos imunossupressores, que ajudam a reduzir a intensidade dos ataques ao fígado e a amenizar os sintomas. No entanto, esses medicamentos também aumentam a susceptibilidade do organismo a infecções.
A artista compartilhou que seu vínculo com Deus se intensificou enquanto ela passava por exames, biópsia e tratamento com corticoides para entender sua condição. Ela também expressou sua gratidão pelo apoio constante de seu marido, Mário Bregieira, que esteve ao seu lado durante todo o processo.
“Não podemos evitar momentos de crise, mas podemos decidir não nos inquietar por eles. Jesus falou que não deveríamos temer o amanhã, porque basta ao dia o seu próprio mal. Não gaste o dia de hoje preocupando-se com o futuro! Você precisa de força para enfrentar os desafios de cada dia e a preocupação drena essa energia.”, escreveu a atriz na legenda do vídeo que revelou seu diagnóstico.
Cantora Lexa desabafa sobre diagnóstico de doença autoimune
Hepatite viral: saiba o que é a possível doença de David Luiz
Julho Amarelo: campanha conscientiza população sobre hepatites virais
Artrite Idiopática Juvenil: conheça a doença crônica que atinge crianças
Dia Mundial do Lúpus: conheça a doença