5 hábitos que prejudicam sua saúde sem você perceber

Conheça alguns dos hábitos comuns que você pode fazer no dia a dia e podem estar prejudicando a sua saúde e bem-estar.

Thyago Soares | 29 de Maio de 2025 às 13:00

Usar o celular antes de dormir é um hábito extremamente preocupante. - Reprodução / Freepik

Você toma bastante água, se alimenta razoavelmente bem e tenta dormir cedo, mas ainda assim sente cansaço, dores ou queda na produtividade? A resposta para o motivo disso estar acontecendo pode estar em hábitos cotidianos aparentemente simples e inofensivos, mas que aos poucos podem comprometer o bem-estar físico e mental.

5 hábitos que prejudicam a saúde sem você perceber

1. Ter rotina irregular de sono

O sono é um pilar fundamental da saúde. Dormir menos de 6 horas por noite de forma contínua pode elevar os riscos de doenças cardiovasculares, hipertensão, diabetes, depressão e obesidade. O sistema imunológico também enfraquece, tornando o corpo mais vulnerável a infecções. Por outro lado, dormir em excesso, como por mais de 9 horas por noite com frequência, pode estar associado a distúrbios como apneia do sono, depressão e até maior risco de mortalidade.

2. Passar o dia sentado

Ficar longos períodos sentado, seja no trabalho, assistindo TV ou dirigindo, desacelera o metabolismo, afeta a circulação sanguínea e contribui para dores musculares e posturais. Mesmo quem se exercita por uma hora ao dia não está totalmente protegido dos efeitos nocivos do "sedentarismo oculto".

RELACIONADAS

Como evitar micose na unha? Veja dicas simples

Como dessalgar bacalhau de forma correta: passo a passo completo

Conheça a novela turca que superou "A Casa do Dragão" e se tornou a mais vista do streaming

3. Usar o celular antes de dormir

A luz azul emitida por celulares, tablets e computadores interfere na produção de melatonina, o hormônio responsável por induzir o sono, causando dificuldade para adormecer, sono fragmentado e menor qualidade de descanso, o que pode afetar o humor, a memória e a produtividade no dia seguinte. Além disso, o conteúdo consumido nas redes sociais ou em notícias pode gerar ansiedade e agitação mental antes de dormir, dificultando ainda mais o adormecimento e empobrecendo a qualidade do descanso.

4. Beber pouca água

A hidratação inadequada pode causar dores de cabeça, cansaço, tontura, prisão de ventre e dificuldade de concentração. A longo prazo, pode sobrecarregar os rins, afetar a pele e prejudicar o funcionamento de todo o organismo.

5. Beliscar alimentos fora de hora 

Petiscar, ou ‘beliscar’ frequentemente, especialmente alimentos ultraprocessados como biscoitos, salgadinhos e doces, pode causar picos de açúcar no sangue, aumento de peso e alterações no metabolismo. Além disso, o hábito atrapalha a percepção de fome e saciedade, dificultando uma alimentação equilibrada.

Compartilhe:
saúde hábitos bem-estar imunidade cotidiano

AS MAIS LIDAS

Resfriado no calor: é possível? Entenda os riscos fora do inverno

Gripe comum ou H1N1? Saiba qual a diferença, como identificar e quando se preocupar

Sofre com dor muscular? Estudo mostra como se livrar dela antes que piore

TDPM: entenda a síndrome que afeta Fernanda Machado