Saiba quais hábitos corriqueiros e aparentemente inofensivos podem estar minando a sua saúde e causar problemas no futuro.
Thyago Soares | 4 de Agosto de 2025 às 08:00
Na correria do dia a dia, é comum que a gente acabe adotando comportamentos aparentemente inofensivos, daqueles que ninguém estranha, mas que, aos poucos, podem comprometer nossa saúde física e mental. Pequenos gestos, posturas ou escolhas equivocadas podem acabar se somando ao longo dos anos e, sem que a gente perceba, viram armadilhas silenciosas.
Listamos cinco hábitos comuns que merecem atenção. Nenhum deles é dramático por si só, mas se tornarem rotina, podem trazer consequências significativas com o passar do tempo. E o melhor? todos podem ser ajustados com pequenas mudanças de atitude.
Normalmente, durante a correria cotidiana a gente pode pensar que dá para esperar mais um pouco e que não há problema, porém, reter a urina por longos períodos com frequência pode sobrecarregar a bexiga, aumentar o risco de infecções urinárias e, em casos extremos, levar ao enfraquecimento dos músculos que controlam a bexiga, segundo especialistas declararam à CNN.
É só mais um vídeo antes de dormir, ou uma espiadinha nas mensagens, certo? Na verdade não! A luz azul das telas dos smartphones atrasa a produção de melatonina, prejudicando a qualidade do sono, o que pode causar insônia ou cansaço crônico. Para driblar isso, você pode desligar ou afastar o celular pelo menos 30 minutos antes de dormir.
Você acha que usar protetor solar é válido apenas para dias ensolarados? Na verdade, os especialistas alertam que a luz azul emitida pelas telas de computadores também pode ser prejudicial para a pele. Segundo Nathalia Harnam, diretora da L’Oréal Cosmética Ativa, em entrevista à Veja, embora a radiação emitida pela luz azul de eletrônicos seja menor do que a emitida pelo sol, ainda é necessário se proteger. Torne o uso de protetor solar um hábito diário, independente de sair de casa ou não.
A pressa faz parte da rotina, mas o hábito de comer rápido para economizar tempo não é benéfico para a saúde. Isso pode ocasionar em dificuldades digestivas e acabar prejudicando a digestão. Para driblar isso, mastigue devagar, sem distrações e tente transformar o momento da refeição em uma pausa real.
Frequentemente aquela posição “confortável” no sofá ou na cadeira pode parecer inofensiva no momento, mas a longo prazo, pode ser uma ameaça para a sua saúde. A postura inadequada repetida ao longo dos anos pode causar dores crônicas, problemas na coluna, nos ombros e até influenciar o humor e o nível de energia. Para evitar isso, tome medidas como realizar o ajuste de sua cadeira e altura da tela, se certifique de levantar de hora em hora e fique sempre atento para a postura da sua coluna no dia a dia.
Síndrome do impostor: por que você se sente insuficiente mesmo sendo bom no que faz?
Cansaço excessivo pode ser mais do que estresse; veja quando se preocupar
Tosse, febre baixa, coriza: quando sintomas leves escondem algo grave?
O que aconteceu com Benedito Ruy Barbosa? Saiba estado de saúde do criador de 'O Rei do Gado'