Veja os hábitos que fazem a hérnia de disco piorar e evite esta dolorosa condição
O afastamento do arremessador de peso Darlan Romani dos Jogos Olímpicos de 2024 surpreendeu o público na última terça (23), uma vez que ele é um grande nome da modalidade. O atleta precisou se ausentar para tratar uma hérnia de disco, que consiste em uma lesão na coluna bastante dolorosa e incapacitante.
Embora seja causada por vários fatores, incluindo genética, existem alguns hábitos que acentuam o problema e pioram a hérnia de disco. Portanto, fique atento aos seguintes comportamentos.
Hábitos que fazem a hérnia de disco piorar
A hérnia de disco acontece quando surge uma protuberância nos discos localizados entre as vértebras da coluna, causando dor em diversas partes do corpo e limitando a movimentação. Alguns hábitos aumentam a possibilidade do desenvolvimento dessa condição ou tornam o caso mais grave. Entre eles destacam-se:
- Fumar;
- Não praticar exercícios físicos;
- Levantar objetos pesados;
- Ter uma má postura no dia a dia;
- Trabalhar com movimentos repetitivos, como acontece com dentistas e motoristas, por exemplo;
- Ficar na mesma posição, em pé ou sentado, por muito tempo;
- Inclinar o corpo com frequência sem flexionar os joelhos, como para pegar objetos no chão;
- Praticar esportes muito intensos ou com cargas exageradas.
Como evitar a hérnia de disco
Dessa forma, você deve permanecer atento aos comportamentos listados para eliminá-los de seu dia a dia. Além disso, apesar de não ser garantia, a hérnia de disco pode ser evitada com a adoção de hábitos mais saudáveis. É importante exercitar-se com frequência e da maneira correta. Fortalecer e alongar os músculos, manter um peso saudável e uma boa postura e também usar técnicas adequadas de levantamento de peso são boas medidas preventivas.
Assim, não é necessário desespero, basta cuidar da saúde diariamente e consultar um médico com frequência para manter seu corpo forte e protegido! Lembre-se que a dor não é sinônimo de um diagnóstico, então veja também exercícios para fortalecer as costas e reduza os riscos de desenvolver problemas.
Fontes: TuaSaúde, Manual MSD e Unimed Fortaleza