5 hábitos comuns que prejudicam a visão e você não sabia

A visão é um dos nossos sentidos primordiais, e existem hábitos que são vilões da saúde ocular

Cadu Guarieiro | 20 de Junho de 2023 às 14:47

De acordo com dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), publicados no portal do Ministério da Saúde, 285 milhões de pessoas estão visualmente prejudicadas no mundo. - Imagem: SvetaZi/iStock

Os problemas de visão podem ser causados por diferentes motivos, desde o tempo de exposição à telas ao tipo de maquiagem utilizado, por incrível que pareça, hábitos da rotina podem ser verdadeiros vilões da saúde ocular.

Leia também: Bactéria pode ser causa da endometriose, aponta novo estudo.

De acordo com dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), publicados no portal do Ministério da Saúde, 285 milhões de pessoas estão visualmente prejudicadas no mundo, dos quais, entre 60% e 80% dos casos podem ser evitados ou tratados.

5 hábitos comuns que prejudicam a visão e você não sabia

1. Passar muito tempo em frente de telas

Quando ficamos olhando o celular ou o computador por muito tempo, somos acometidos pela condição chamada síndrome da visão do computador, ou fadiga ocular, capaz de ocasionar sintomas como: dores de cabeça, dores nas costas, ressecamento dos olhos, visão embaçada e outros sintomas de desconforto.

De acordo com a Dra. Mackenzie Sward, oftalmologista americana, é recomendado fazer pausas frequentes das telas para relaxar a visão, além do uso de lentes indicadas para o computador.

2. Tabagismo

A visão prejudicada também é um dos diversos riscos à saúde que podem ser ocasionadas pelo tabaco. Além de dobrar o risco de degeneração macular, fumar cigarro aumenta as chances de contrair catarata, que turva as lentes do olho e pode levar à perda definitiva da visão. Veja aqui também como fumar afeta a pele, os cabelos e o sistema vascular!

 

3. Não usar óculos de sol

Ainda que esteja dentro do carro, ou o tempo esteja nublado, Mackenzie Sward recomenda o uso de óculos de proteção aos raios ultravioleta (UV). Segundo a especilista, os nocivos raios UVA e UVB na atmosfera podem aumentar o risco de degeneração macular, catarata, câncer de pele nas pálpebras e outras doenças oculares.

4. Utilizar maquiagem fora da validade

Além de problemas dermatológicos como acne, desmacação e foliculite, utilizar maquiagem fora da validade pode causar alergias e infecções oculares. Uma dica para evitar o problema é estar atenta ao Prazo de Validade após a Abertura (PAO) e sempre armazenar os cosméticos em locais e temperaturas recomendadas.

5. Reutilizar lente de contato

Um recurso muito utilizado por pessoas que fazem uso de lente de contato para gastar menos é a reutilização das lentes. Porém, ainda que em um primeiro momento a ação pareça econômica, a longo prazo ela tem um alto custo.

De acordo com um estudo publicado na National Library of Medicine, pessoas que usam lentes de contato reutilizáveis têm cerca de quatro vezes mais chances de desenvolver ceratite por Acanthamoeba, uma rara infecção ocular que pode aumentar o risco de perda de visão ou cegueira, em comparação com aqueles que usam lentes diárias. 


Siga a gente no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para estar sempre atualizado!

problemas de visão saúde ocular lente olho tela visão

Leia também

10 dicas para você cuidar e manter a saúde dos olhos

Jovem esquece de tirar lente de contato e tem olho devorado por parasita

Retinopatia diabética é principal causa de cegueira: saiba como prevenir

Mistério médico: por que Nitsche estava ficando cego?

Blefarite: sintomas, causas e tratamentos

Entenda o que é catarata, se ela tem cura e o que fazer para prevenir