De acordo com a instituição, a doença tem potencial de se tornar uma nova pandemia
Há mais de uma semana, o Brasil se encontra em estado de emergência sanitária, declarado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, por conta do crescimento dos casos confirmados de gripe aviária.
Leia também: Gripe Aviária: estado do Rio confirma segundo caso.
De acordo com informações do G1, até o momento, 13 aves de espécies migratórias e silvestres (que vivem na natureza) foram infectadas.
Devido à preoupação de que a doença possa vir a se tornar uma nova pandemia, o Instituto Butantan, em São Paulo, começou a desenvolver uma vacina contra a gripe aviária.
"A gripe aviária tem o potencial de causar uma nova pandemia. Especialistas do instituto e de outras organizações de saúde brasileiras e mundiais já vislubram essa possibilidade". Publicou a instituição através de uma nota.
Os testes dos imunizantes estão sendo realizados com cepas vacinais cedidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), e o primeiro lote já está pronto para os experimentos pré-clínicos, informou o Butantan.
O que é a gripe aviária?
A influenza aviária, também conhecida como gripe aviária, é uma doença com alta capacidade de contagio transmitida pelo vírus H1N5. Ainda que exista a tranmissão para humanos seja difícil, o recente aumento do número de casos têm preocupado as autoridades sanitárias de todo o mundo.
De acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), as pessoas em risco são aquelas expostas às aves infectadas, sejam elas domésticas, silvestres ou em cativeiro.
A doença possui alto risco de mortalidade, e de acordo com a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação do Rio Grande do Sul, estado onde há registro da gripe em aves silvestres, os sintomas nos animais são:
- Dificuldade respiratória;
- Secreção nasal ou ocular;
- Espirros;
- Falta de coordenação motora;
- Torcicolo;
- Diarreia;
E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais!