O Instituto Butantan afirma: "a gripe aviária tem o potencial de causar nova pandemia".
Nesta segunda-feira (22), o Ministério da Agricultura e Pecuária declarou estado de emergência zoossanitária em todo o território brasileiro devido a casos de gripe aviária detectados em aves silvestres. A declaração foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União.
De acordo com o Ministério, a medida visa evitar que a doença alcance a produção de aves de subsistência e comercial, além de preservar a fauna nacional e a saúde humana.
A gripe aviária, também conhecida como influenza aviária, é uma doença viral altamente contagiosa que afeta principalmente as aves. Existem diferentes cepas do vírus da gripe aviária, algumas das quais podem causar doenças leves ou graves em aves domésticas e selvagens.
Humanos podem ser contaminados
De acordo com o Ministério da Agricultura e Pecuária, o vírus não é transmitido para humanos por meio do consumo dos ovos ou da carne animal. Contudo, alertam: o contato direto com um animal contaminado, vivo ou morto, pode ser um meio de transmissão.
O vírus não infecta humanos com facilidade, mas o aumento de casos alarmou autoridades sanitárias do mundo todo por conta da alta taxa de mortalidade do vírus. Até o momento, o Brasil teve apenas uma suspeita.
A gripe aviária matou menina de 11 anos
Em fevereiro deste ano, o Camboja, na Ásia, registrou dois casos de infecção em humanos pelo vírus da gripe aviária. Um deles foi letal, levando uma menina de apenas 11 anos à morte.
Outros casos já haviam sido registrados entre 2014 e 2003, quando, pela primeira vez, o país enfrentou o surto da doença em aves selvagens.
O Instituto Butantan já começou a desenvolver uma vacina
De acordo com o Butantan, "a gripe aviária tem o potencial de causar nova pandemia" e, por isso, a mobilização para desenvolver uma vacina contra o vírus começou no início do ano. As informações são do UOL.
O instituto informou que os testes estão sendo realizados com cepas vacinais cedidas pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e o primeiro lote já está pronto para o início dos testes em laboratórios.
E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais!