A assessoria da modelo confirmou a informação, mas explicou que a modelo não daria declaração.
Carol Peres | 29 de Outubro de 2024 às 12:05
A revista People revelou na última segunda (28) que Gisele Bündchen está grávida de seu terceiro filho. A gestação é fruto do relacionamento da supermodelo de 44 anos com o atual namorado, Joaquim Valente.
A notícia pegou os seguidores de Gisele de surpresa, e levantou também algumas questões sobre os riscos de uma gravidez após os 40 anos de idade.
Você também pode se interessar:
Uma das questões principais relacionadas a gerar um filho depois de uma certa idade é que a reserva ovariana de uma mulher diminui com o tempo e os óvulos envelhecem e possuem maior tendência a doenças genéticas. Consequentemente, engravidar de maneira natural torna-se cada vez mais difícil, mas não impossível.
Agora, ultrapassada a questão da dificuldade em engravidar, a mulher precisa tomar uma série de cuidados pois a gravidez após os 40 anos pode sim ser considerada de alto risco. Segundo o gerente da medicina fetal do Instituto Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), Fernando Maia, gestantes dessa idade estão mais propensas a condições que complicam a gestação. É o caso de problemas como obesidade, hipertensão arterial, doenças da tireóide e diabetes.
Além disso, os riscos associados à gestação também são maiores. Portanto, aborto espontâneo, pré-eclâmpsia, hemorragia pós-parto e parto prematuro são mais prováveis de acontecer. De acordo com a médica Silvana Chedid, há ainda riscos referentes a alterações cromossômicas nos bebês, que podem resultar na Síndrome de Down, por exemplo.
Fernando Maia explica que os cuidados na gravidez após os 40 anos são mais específicos que os a mulher teria mais nova. O especialista ressalta a necessidade de programação e orientações antes da gravidez, recomenda que a mulher tome ácido fólico 3 meses antes de engravidar e inicie o pré-natal o quanto antes.
Por fim, ele chama a atenção também para a importância de buscar informações e realizar testes para verificar e evitar as possíveis complicações que a paciente pode sofrer durante esse período.
Saiba por que você não deve tomar banho durante uma tempestade
Shampoo antiqueda: funciona mesmo? Descubra a verdade por trás desses produtos tão procurados
O DIU hormonal é a solução para a endometriose? Especialista esclarece os mitos e verdades sobre o dispositivo
Alinne Rosa fala sobre luta contra a depressão e emociona internet
Rosto de cortisol? Entenda a nova trend do TikTok
Rafael Nadal: nutricionista fala 3 alimentos proibidos na dieta do atleta