Para tomar a dose de reforço da vacina é preciso ter recebido ao menos 2 doses do esquema primário.
A campanha de vacinação contra a Covid-19 com a dose de reforço bivalente é ampliada. O Ministério da Saúde aprovou, na última segunda-feira (24), a medida que estende a aplicação da bivalente para toda a população acima de 18 anos.
Cerca de 97 milhões de brasileiros já podem ser vacinados com o reforço, basta ter recebido, ao menos, 2 doses monovalentes das vacinas Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer. Também é preciso que a última dose tenha sido tomada há pelo menos 4 meses. Caso você esteja com alguma dose em atraso, procure as unidades de saúde.
Leia também: Vacina tríplice viral é eficaz contra a covid?
Aprovada pela Anvisa, a aplicação do imunizante corresponde à uma maior proteção contra as cepas já identificadas do coronavírus. A campanha de vacinação com a dose de reforço da vacina bivalente da Pfizer se iniciou em fevereiro apenas para os grupos prioritários, como idosos a partir de 60 anos, pessoas vivendo em instituições de longa permanência, pessoas a partir de 12 anos com deficiência e com imunossupressão, grávidas e puérperas, quilombolas, pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional.
Bivalente significa que a vacina protege contra duas cepas de um vírus, e esses reforços para a covid-19 são projetados para proteger contra o vírus original, o SARS-CoV-2, e também as subvariantes Ômicron BA.4 e BA.5.
Leia também: Dormir pouco pode reduzir efeito de vacinas?
Recomendações da OMS do mês de março sugerem que adultos saudáveis não precisem da dose de reforço, se já tomaram as 3 doses necessárias. Porém, a própria agência identificou que a variante Ômicron volta a se espalhar pelo mundo em alta velocidade.
A OMS também afirma que a linhagem da variante está presente em 98% das sequências genéticas desde fevereiro de 2022.
Segundo dados atualizados da OMS, o total de casos confirmados da covid-19 é de aproximadamente 760 milhões enquanto o número de mortes acumuladas já ultrapassa 6 milhões.