Conhecido como cachimbo árabe, cachimbo de água e hookah, o narguile é muito popular no Norte da África, Oriente Médio e Sul da Ásia. No entanto, o
Conhecido como cachimbo árabe, cachimbo de água e hookah, o narguile é muito popular no Norte da África, Oriente Médio e Sul da Ásia. No entanto, o aparelho está cada vez mais popular entre os jovens do mundo todo. E com isso surgiu uma pergunta: fumar narguile faz mal à saúde?
De forma resumida, a resposta é sim, o narguile faz tão mal à saúde quanto o cigarro; dependendo da frequência e do tempo de uso, ele pode ser até mais prejudicial que o cigarro comum.
Leia também: Saiba o que acontece com seu corpo ao parar de fumar
Vendido como um aparelho para “fumo saudável”, o narguile se tornou muito comum entre jovens. Seu aroma agradável e a falsa ideia de que a água utilizada filtra o tabaco, faz com que os usuários acreditem na ideia de que o produto é saudável. No entanto, o uso do narguile por uma hora é equivalente ao uso de 100 cigarros comuns, segundo a OMS.
Quais os riscos de fumar narguile?
A inalação de fumaça já é um grande risco, no entanto, os riscos do uso do narguile também estão atrelados a outros fatores. Dentre eles está a queima do tabaco com carvão, que faz com que substâncias tóxicas sejam liberadas para o corpo. Como o tempo de uso é longo, aumentando a exposição às toxinas como monóxido de carbono e metais pesados, as chances de surgirem doenças são grandes.
Conheça as doenças que podem ser desencadeadas:
O compartilhamento do bocal ainda contribui para o risco de contaminação por doenças infectocontagiosas, ISTs como herpes e candidíase oral, também pode transmitir tuberculose e hepatite C, além do Coronavírus.
Além dos riscos para quem fuma, há também o risco para os fumantes passivos (pessoas que inalam a fumaça de forma involuntária).
Mulheres grávidas, bebês, crianças e pessoas com doenças respiratórias não devem fazer uso do produto, mesmo que passivamente, pois os riscos podem ser intensificados.
Fumar narguile vicia?
O tabaco e as essências utilizadas no narguile podem parecer inofensivas, mas ele pode viciar assim como o cigarro comum. Esse tabaco contém nicotina em sua composição, a substância responsável pelo vício. Apesar das misturas, de passar por água e do cheiro atrativo, o organismo absorve a maior parte dessa nicotina e pode causar dependência.
O narguile também é considerado uma porta de entrada para o vício. Em comparação a pesquisas realizadas entre 2008 e 2015 pelo IBGE, houve um aumento significativo entre jovens que faziam uso de tabaco através do narguile.