O vício em cigarro prejudica muito a saúde física. Mas, saiba como abandonar o tabaco de vez!
Fiuk, filho do cantor Fábio Junior, abriu o coração nas redes sociais sobre sua luta para abandonar o vício do cigarro, um hábito que vem de anos e que agora o levou a buscar ajuda médica. Após uma ida ao hospital, o ator e cantor fez um desabafo nos stories do Instagram, pedindo paciência e apoio de seus seguidores enquanto enfrenta essa nova etapa.
Ele também revelou que o vício é uma questão familiar, já que tanto seus pais quanto seu avô fumavam, tornando o processo ainda mais desafiador. Fiuk, no entanto, está determinado a vencer essa batalha, e conta com a torcida de seus fãs para conseguir. Entenda as dicas para se livrar do vício.
Você também pode se interessar:
Como acabar com o vício em cigarro?
Parar de fumar traz inúmeros benefícios à saúde, desde a recuperação rápida do corpo até a redução de riscos de doenças graves. O vício em nicotina, que afeta o sistema nervoso central rapidamente, torna os primeiros dias sem cigarro desafiadores, mas a cada dia fica mais fácil resistir. Comparado aos não fumantes, os fumantes têm um risco muito maior de desenvolver câncer de pulmão, sofrer infartos, bronquite e derrames.
No entanto, ao parar de fumar, o corpo começa a se recuperar quase imediatamente: em 20 minutos, a pressão arterial e o ritmo cardíaco voltam ao normal, e em apenas dois dias, o olfato e o paladar já mostram melhora. Após algumas semanas, a respiração e a circulação ficam mais fáceis, e com o tempo, os riscos de doenças diminuem significativamente.
É comum que quem pare de fumar enfrente sintomas de abstinência, como irritabilidade e insônia, mas esses efeitos duram apenas algumas semanas. A recaída, quando ocorre, não deve ser encarada como um fracasso. Muitos ex-fumantes precisam de algumas tentativas para abandonar o cigarro de vez.
A escolha do método de parar pode variar entre a interrupção imediata ou gradual. Qualquer que seja o método, é fundamental evitar armadilhas como momentos de estresse ou vontade passageira de fumar. Técnicas de relaxamento e manter as mãos ocupadas são boas estratégias. O importante é resistir ao primeiro cigarro, o que impede uma recaída.
Confira também: Vanessa Lopes desabafa sobre acne; veja como a doença pode prejudicar a saúde mental.