As bolas flexíveis, ou fitball, são instrumentos versáteis, excelentes para treinamento que melhoram seu equilíbrio e sua coordenação. Confira dicas!
Julia Monsores | 5 de Fevereiro de 2020 às 17:00
As bolas flexíveis, ou fitballs, são instrumentos versáteis, excelentes para treinamento. Quando você faz exercícios de força com uma dessas bolas infláveis, todos os seus músculos, em especial os da parte inferior do dorso, entram em ação para ajudar você a manter a forma e o equilíbrio, de modo que se obtém mais benefício de cada movimento.
E mais: outros benefícios incluem melhoria em seu equilíbrio e sua coordenação – algo de que todos nós precisamos conforme envelhecemos. Esse aparelho, porém, pode parecer um tanto estranho e instável para quem se exercita pela primeira vez. Por isso, confira as dicas a seguir que vão ajudá-lo a começar a se exercitar com segurança.
O uso de uma fitball muito grande ou muito pequena dificulta os movimentos, podendo ser até perigoso. Como regra, ao sentar-se sobre a bola, as pernas devem ficar dobradas em 90° e os pés apoiados no chão. A maioria dessas bolas inclui gráficos de tamanho na embalagem. Por isso, se você tiver 1,40 m de altura ou menos, use uma bola de 45 cm; de 1,40 m a 1,60 m, uma de 55 cm; de 1,60 m a 1,80 m, uma de 65 cm; e mais de 1,80 m, uma de 75 cm.
Acostume-se com a fitball simplesmente sentando-se sobre ela. Assim, coloque-a perto de uma parede, apoie a mão na parede e sente-se na bola. Para ter mais equilíbrio, afaste os pés, de forma a ter uma base mais estável. À medida que encontrar seu centro de gravidade e sentir-se mais estável, tire a mão da parede e tente sentar-se levantando os braços para os lados e, em seguida, acima da cabeça.
Se tiver problemas de equilíbrio ao começar, encoste a bola na parede e sente-se nela apoiando as costas na parede. Assim, haverá menor probabilidade de ela rolar enquanto você tenta equilibrar-se e adquirir confiança.
É difícil usar a fitball se ela estiver muito murcha. Ela deve estar bem firme, resistente quando pressionada com as mãos, porém frouxa o suficiente para que se possa sentar sobre ela.
Tais bolas são projetadas para suportar centenas de quilos sem estourar, portanto use apenas aquelas destinadas especialmente a exercícios. Não as substitua pelas usadas por crianças ou por outras que não sejam específicas para tais exercícios e movimentos.