Estar bem informado é uma das chaves para ter uma boa saúde. Confira abaixo as novas descobertas da medicina que podem impactar a sua vida!
Estar bem informado é uma das chaves para ter uma boa saúde. Confira abaixo as novas descobertas da medicina que podem impactar a sua vida!
Manter a hidratação previne infecções da bexiga
Cerca de metade das mulheres sofre com infecções urinárias. Um estudo de 2018 examinou participantes búlgaras que tinham histórico de infecções urinárias recorrentes e bebiam menos de 1,5 litro de líquidos por dia. Pediu-se à metade delas que acrescentasse 1,5 litro de água à ingestão diária comum. No ano seguinte, esse grupo teve aproximadamente 50% do número de infecções das mulheres que mantiveram o hábito anterior. Os cientistas imaginam que os líquidos atrapalham a capacidade de as bactérias se prenderem à parede da bexiga.
Emagrecer pode reverter a fibrilação
Indícios mostram que pessoas com fibrilação atrial (FA) podem reverter o avanço dessa doença cardíaca ajustando o estilo de vida e perdendo peso. Em um estudo australiano, pacientes com índice de massa corporal igual ou maior que 27, depois de perder 10% ou mais do peso, passaram da FA persistente a episódios de curto prazo – ou até deixaram de ter irregularidades do ritmo cardíaco.
Antibióticos substituem a cirurgia da apendicite
Se você sente dor de barriga que vai aumentando aos poucos, procure o médico o mais cedo possível. Pode ser apendicite, um problema perigoso que exige tratamento. Se for percebida antes de o apêndice romper ou de surgirem complicações, você não precisará necessariamente de cirurgia, de acordo com um estudo finlandês publicado na revista JAMA, que acompanhou 257 pessoas com apendicite sem complicações que tomaram antibióticos durante dez dias antes de outras providências. Nos cinco anos seguintes, cem delas acabaram removendo o apêndice, embora nenhuma tenha sido prejudicada com o adiamento da operação.
POR SAMANTHA RIDEOUT