O grande apresentador já passou por 2 transplantes e teve alta no mês de abril deste ano
Fausto Silva se submeteu a um transplante de coração no final de 2023 e a um transplante de rim no começo deste ano. O apresentador recebeu alta no dia 12 de abril. Os filhos de Faustão, João, de 20 anos, e Lara Silva, de 26, se pronunciaram publicamente sobre a saúde do pai na noite de sábado (5).
“Ele está bem, graças a Deus. Acho que foi um processo muito difícil. Então cada melhora, seja grande, ou seja pequena, é gratificante”, disse João Silva. Como família, temos que ficar unidos e dar a significância para tudo isso”, explicou Lara Silva.
Ao final, os dois ainda cantaram juntos a música “No Dia em Que Eu Saí de Casa”, de Zezé Di Camargo & Luciano, como uma homenagem à família. Faustão também é pai de Rodrigo Silva, que tem 16 anos.
Faustão furou a fila do transplante de órgãos?
Em resposta a comentários nas redes sociais sobre Faustão ter "furado a fila", o médico especialista em nefrologia Leon Alvim criou um material esclarecendo a priorização de pacientes que estão à espera de um novo órgão. A publicação foi compartilhada pela família.
“A informação é sempre a melhor maneira de levar conhecimento e transparência”, explicaram alguns familiares no perfil de Faustão ao republicarem os esclarecimentos do médico.
De acordo com o profissional, “no estado de São Paulo, a resolução SS6, de 8 de fevereiro de 2019, estabelece em seu item 5.2, que pacientes previamente receptores de transplante de um órgão sólido, caso desenvolvam falência de outro órgão, terão prioridade na lista de transplante desse último."
Assim, qualquer indivíduo que se enquadre nessa situação terá prioridade na lista de transplante. Além disso, de acordo com o especialista, dados de 2023 indicam que 34 transplantes renais foram realizados em pacientes que apresentaram insuficiência renal após receber transplantes de outros órgãos, como coração, fígado ou pâncreas.
Leia também: Médico esclarece como é o câncer de Preta Gil: "aumentam de tamanho"