Saiba tudo sobre o Parkinson, a doença com a qual o autor Manoel Carlos foi diagnosticado.
Thyago Soares | 31 de Outubro de 2024 às 16:00
O autor de novelas Manoel Carlos é um dos maiores escritores de obras da televisão brasileira. Responsável por pensar em produções como ‘Laços de Família’, ‘Mulheres Apaixonadas’ e ‘Viver a Vida’, novelas da Rede Globo, Manoel hoje vive fora dos holofotes devido a um diagnóstico de Parkinson.
Recentemente, a filha do autor detalhou como está a rotina de ‘Maneco’, como é chamado por seus fãs. Manoel, que está com 91 anos, mantém uma forte conexão com o bairro do Leblon, local icônico em suas novelas: "Ele ficou conhecido por escrever crônicas do dia a dia, do seu cotidiano, do seu ‘quintal’, que é o Leblon".
"Ele está doente, está com Parkinson, mas está bem. Está bem cuidado, com a minha mãe ao lado dele. Tem uma rotina que geralmente é dentro de casa", revelou Júlia Almeida ao UOL.
O Parkinson, que também é conhecido como ‘mal de Parkinson’, é uma condição que afeta o sistema nervoso central, que é a região cerebral responsável por receber e emitir informação. A enfermidade afeta especialmente o sistema motor, prejudicando a mobilidade corporal.
Alguns dos principais sintomas da condição são tremores, rigidez muscular, instabilidade na postura do corpo e a bradicinesia, que é caracterizada por uma menor velocidade na movimentação dos membros. A doença também possui outros sintomas não relacionados ao físico, afetando a saúde mental pesadamente. Dentre eles, podemos destacar a depressão, ansiedade e os transtornos do sono.
Essa doença possui uma grande variedade de causas, de modo a que não se sabe exatamente o que leva alguém a desenvolver o Parkinson. Contudo, os profissionais da área da saúde destacam que a genética, fatores ambientais, problemas emocionais e o próprio envelhecimento são alguns dos fatores que levam ao diagnóstico de Parkinson.
O diagnóstico dessa condição é tido como complexo e requer uma análise completa. Usualmente, o neurologista é o especialista que faz essa determinação e não há um teste específico para fechar o diagnóstico.
Quando se fala de tratamentos para o Parkinson, são levadas em conta o controle dos sintomas causados pela condição e o impedimento do avanço da doença. Usualmente, é feito o uso de medicamentos, fisioterapia, fonoaudiologia, aconselhamento psicológico e prática de exercícios físicos.
Dieta mediterrânea pode aumentar chances de gravidez, aponta estudo
Aprenda a fazer biscoitos decorados para arrasar no Halloween
Estudo aponta possível meteorito que influenciou o surgimento da vida na Terra
Suco detox de maçã: veja a receita que ajudou Henrique Fogaça a emagrecer
Maiara posta vídeo comendo e preocupa seus seguidores; entenda
Bactéria presente em lanche do McDonald’s mata uma pessoa nos EUA e deixa outras internadas