A fibrilação atrial é um problema bem comum que afeta o coração, saiba porque ela acontece e quais os sintomas.
O Flamengo teve que lidar com alguns acontecimentos desagradáveis nos últimos dias, pois logo após ser derrotado em uma partida surgiu um outro problema. O técnico Tite passou mal e está internado em um hospital no Rio de Janeiro.
O time estava em La Paz, na Bolívia, onde jogou contra o Bolivar, e depois da partida Tite já deu indícios de que não se sentia bem. Veja o atual estado do técnico e o que aconteceu.
Leia também:
Tite sofreu uma Fibrilação Atrial
O Clube informou sobre a situação de Tite através das redes sociais na manhã desta sexta. O técnico foi atendido pelos médicos do clube e constataram que a altitude aumentou sua frequência cardíaca. Já no hospital, os exames indicaram que ele sofreu fibrilação atrial.
O Flamengo explicou ainda que Tite está lúcido e estável e até o momento não há necessidade de intervenção cirúrgica, e ele segue sob observação e realizando o tratamento com medicamentos.
A fibrilação atrial é uma condição que afeta os átrios, câmaras superiores do coração, e faz com que eles se contraiam muito rapidamente por conta de descargas elétricas também muito rápidas. Esse ritmo acelerado e irregular dos átrios deixa de ajudar no bombeamento de sangue. Assim, a pessoa sente palpitação e, às vezes, fraqueza, intolerância a esforço, falta de ar e sensação de desmaio.
Essa arritmia pode acontecer devido a hipertensão arterial, hipertireodismo, doenças das válvulas do coração, defeitos congênitos ou mesmo transtornos relacionados ao uso de álcool. Ela é bem comum, e possui mais riscos de acontecer em pessoas com idade avançada ou que têm problemas cardíacos.
O tratamento para a fibrilação atrial costuma ser feito com a redução da frequência cardíaca, anticoagulantes, procedimento de ablação e restauração do ritmo normal do coração.
Leia também: Coração de titânio é implantado por médicos nos EUA