A febre emocional é uma condição médica real que demanda atenção, compreensão e tratamento especializado.
A febre emocional ou febre psicogênica é uma condição na qual a temperatura do corpo se eleva em resposta a situações de estresse, trauma ou ansiedade. Embora possa parecer algo simples, trata-se de uma condição complexa onde emoções intensas se manifestam através de sintomas físicos reais.
Estudos científicos, como a pesquisa publicada no Journal of Psychosomatic Research em 2021, revelam que essa condição pode afetar indivíduos de todas as idades, com maior prevalência em pessoas expostas a altos níveis de estresse emocional.
Leia também: Viih Tube pode sofrer danos emocionais graves, afirma psicóloga
De acordo com pesquisadores do Instituto Nacional de Saúde Mental, a principal causa da febre emocional são eventos traumáticos, ansiedade crônica e depressão. Nas crianças ela costuma ocorrer devido a mudanças bruscas na rotina que podem levar a um quadro de estresse ou ansiedade extremos.
Filha de Viih Tube e Eliezer sofre com febre emocional
Na última quinta-feira (05), a influenciadora Viih Tube compartilhou com seus seguidores o momento difícil pelo qual tem passado. Em um relato comovente nas redes sociais, a ex-BBB contou sobre os desafios enfrentados após o nascimento de Ravi, que ainda se encontra em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), e revelou que a sua filha mais velha, Lua, também passou por momentos difíceis.
Através do Instagram, a ex-BBB revelou que Lua chegou a ter febre emocional como uma resposta a todo o estresse emocional enfrentado pela criança diante da separação temporária da figura materna e do irmãozinho. Contudo, com o passar dos dias e a presença constante dos pais, a pequena começou a se restabelecer emocionalmente.
"Quando fiquei na UTI, ela sentiu muito, chegou até a ficar com febre. Dessa vez, o tempo dele [Ravi] de UTI está sendo o triplo do que eu fiquei. Porém, ela está sentindo menos já que consigo estar com ela, e o pai também", declarou a influenciadora no Instagram.
A influenciadora revelou que para tentar evitar que isso se repita, ela e Eliezer adotaram uma estratégia de revezamento nos cuidados dos filhos.
É comum ter febre emocional?
Uma pesquisa publicada na revista Psychological Medicine demonstrou que aproximadamente 5-7% da população mundial experimenta sintomas relacionados à febre emocional em algum momento da vida. Sendo a doença uma condição médica real e que demanda atenção, compreensão e tratamento especializado.
É importante ressaltar que, embora a febre emocional seja algo comum e tratável, cada caso é único, e o acompanhamento profissional é fundamental para compreender e tratar adequadamente a condição.