Se você gosta de fazer lanches rápidos, mas também se preocupa com a saúde, veja como fazer refeições mais saudáveis em restaurantes fast-food.
Redação | 3 de Novembro de 2018 às 16:00
Para muitas pessoas, por conta da correria do dia a dia, almoçar em um restaurante fast-food ao menos uma vez por mês pode ser inevitável. Para quem tem pouco tempo de almoço, um hambúrguer com batata-frita e refrigerante sempre acaba sendo uma opção.
Entretanto, os perigos desse lanche não são tão silenciosos, e especialistas já alertam para os riscos há um bom tempo. No Brasil, a preocupação com a obesidade cresce a cada dia: 40% da população já considerada acima do peso.
Os riscos para crianças são ainda maiores, já que o organismo tem que lidar com doenças sérias, como hipertensão ou colesterol alto, logo na infância.
Mas, se ainda assim você precisa comer rápido, siga algumas destas dicas para tornar o lanche um pouco mais saudável.
Quando pedir o lanche, peça sanduíches que tenham hambúrguer simples. Ou seja: retire o queijo, a maionese ou o bacon, que podem aumentar os riscos de doença cardíaca. Peça mostarda, picles, cebola, tomate e alface.
O hambúrguer tem em média 250 a 350 calorias, com 10 g ou 20 g de gordura. As versões maiores têm aproximadamente 500 calorias e 26 g de gordura.
Procure também por opções veganas, que costumam ser bem menos calóricas, mesmo que você não seja vegetariano. Em 2017, o McDonald’s lançou em seu cardápio o primeiro sanduíche vegano em fast-food do mundo. A iniciativa fez com que redes internacionais prestassem atenção aos seus cardápios e lançassem outras opções mais saudáveis.
As batatas-fritas são presença confirmada em quase todos os lanches fast-food. O que muitas pessoas não sabem é que elas possuem um valor calórico altíssimo.
Uma merda porção média tem aproximadamente 260 a 450 calorias e entre 17 g e 22 g de gordura. Essa quantidade em excesso pode ocasionar doenças cardíacas facilmente.
Para diminuir o risco, escolha a menor porção possível. Se você estiver comendo com alguém, é uma boa ideia dividir a porção, o que diminui ainda mais a quantidade ingerida.
Veja também: Como evitar o fast-food: dicas para fugir das armadilhas!
Quando se pensa em fast-food, a imagem que imediatamente aparece na cabeça de muita gente é a de um hambúrguer gigante, bem gorduroso. Entretanto, há outros alimentos que podem ser incluídos na lista, como a pizza.
A queridinha de muitas pessoas é também uma grande fonte de gordura. Uma pizza de 35 cm, por exemplo, pode ter 22 g a 36 g de gordura ou mais.
Para diminuir o impacto calórico, tente restringir-se a um pedaço, dando preferência a pizzas com muitos vegetais. Elas têm menos calorias e gordura, além de muito mais nutrientes.
Carnes magras, como frango e presunto, também são uma opção melhor que calabresa e pepperoni. Peça também mais molho e menos queijo.
É claro que a melhor opção para comer nem sempre é também a mais saudável. Porém, para levar uma vida mais saudável, o esforço vale a pena. E é por isso que muitas pessoas estão optando por fugir dos lanches rápidos.
Se o local em que você trabalha possui um refeitório, invista em marmitas preparadas em casa. Além de economizar muito mais em dinheiro, as opções caseiras, como as saladas no pote, possuem uma série de benefícios nutricionais.