O acidente doméstico traz sequelas irreparáveis e pode ocasionar até mesmo a morte.
O vídeo publicado por uma jovem na última segunda-feira (14) tem viralizado nas redes sociais. O registro apresenta um dos acidentes mais comuns em cozinhas pelo mundo: a explosão da panela de pressão. Ainda que ninguém tenha ficado ferido no acidente doméstico publicado no TikTok, é possível ver o rastro de destruição desse tipo de episódio por manchas nas paredes da cozinha e danos irreparáveis ao fogão.
Leia também: O oceano não é mais azul e risco de extinção é real; entenda o fenômeno.
No entanto, ainda assim, acidentes envolvendo a explosão da panela de pressão podem ser fatais, como o ocorrido com Alminda Maria Teixeira da Costa Neta, de 36 anos, em seu primeiro dia de trabalho. A cozinheira acabou morrendo após o estouro do utensílio em março deste ano, em uma churrascaria em Mogi Guaçu, São Paulo.
De acordo com uma matéria exibida na Record News em maio, ocorrem em média 1.200 acidentes com panela de pressão por ano e são capazes de deixar sequelas irreparáveis nas vítimas, confira a seguir:
O que pode causar a explosão de uma panela de pressão?
A explosão de uma panela de pressão ocorre quando há a válvula de vapor do utensílio, localizada no topo da panela, está obstruída. Esse tipo de ocorrido pode ocorrer por diferentes motivos, como excesso de líquido, erro de fabricação, má conservação ou má vedação.
Para evitar o acidente doméstico, é necessário ficar atento a alguns detalhes. Caso a panela de pressão não faça nenhum barulho ou o ruído seja muito baixo, é bom ficar alerta, ou caso saia espuma de sua válvula ou das laterais.
Como evitar explosão da panela de pressão?
Em entrevista ao G1, Cecília Maria, chef de cozinha, pontuou 5 cuidados fundamentais para evitar a explosão da panela de pressão.
- Fique atento à quantidade de água: Cecília explica que a maioria das explosões são causadas pelo ressecamento da água na panela. De acordo com a especialista, é necessário se atentar à marcação da quantidade de água do lado de dentro, não colocando nem muito, nem pouco líquido;
- Preste atenção na válvula: O pino deve estar no utensílio para notificar quando pegar pressão, através do barulho. É possível ter noção quando há muita ou pouca pressão pelo pino da tampa;
- Não abra a panela: "Tem pessoas que colocam [a panela] em baixo de água ou querem soltar a pressão no pino, mas o correto é deixar a pressão sair sozinha, e ter cuidado quando for abrir a panela", explicou Cecília. O mais recomendado é deixar a pressão sair por conta própria.
- Verifique sempre a borracha da tampa: A borracha da tampa é a responsável pela vedação da panela de pressão, logo, é de suma importância verificar se não há nenhuma danificação ou rachadura nela.
- Observe a temperatura do fogo: Quando a panela pega pressão e o fogo segue alto, é evidente que o utensílio se torna uma espécie de bomba. Logo, o ideal após a panela pegar pressão é deixar o fogo em temperatura média para baixa.
No vídeo a seguir, o técnico de enfermagem e socorrista identificado como Salvares, explica os cuidados necessários a serem tomados com a panela de pressão.
Siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais!